RES: UNIX world...

	Olá Leonardo,

-----Mensagem original-----
De: Nitrogen [mailto:coldwater@uol.com.br]

> 1. O UNIX é OpenSource?
	Sim e não. Depende :) O UNIX original foi criado nos laboratórios da
AT&T (ou Bell, não sei quem era de quem naquela época :) Muitas versões
foram criadas em cima dessa base inicial, a maioria com código fechado, como
por exemplo AIX (IBM), Solaris (Sun), HPUX (HP). O Linux é um "clone" ou
mais uma versão do UNIX original. Na verdade o Linux é apenas o kernel de um
sistema muito maior, que é o GNU (www.gnu.org). A intenção do projeto GNU é
criar um clone UNIX totalmente Free Software (www.fsf.org).

> 2. Se alguém lhe falasse que você pode escolher entre um CD com LINUX e um
> com o UNIX, para instalar no seu computador, qual você escolheria? Pq?
	Como o Kov falou na outra mensagem, por trás do projeto GNU existe
toda uma filosofia de como o software deveria ser criado e distribuído. Isso
tem a ver com a liberdade do usuário fazer com o software aquilo que ele bem
entender. Mesmo se o preço entre um sistema "free" e "fechado" fosse o
mesmo, você estaria em melhor posição se tivesse o código do fonte para
alterar segundo suas próprias necessidades. Existem alguns recursos
disponíveis em versões comerciais de UNIX que não existem no GNU/Linux e
vice-versa, mas melhoramentos são acrescentados ao GNU/Linux todos os dias
por sua natureza aberta.

> 3. Acredito que um dos pontos negativos do UNIX seja o preço. Verdade? Se
> fosse FREE será que todo mundo (com bom senso) o usaria?
	O UNIX em geral (incluindo o GNU/Linux) é um sistema que requer que
o usuário se dedique para aprender e poder utilizar o sistema de modo
produtivo. O que aconteceu é que com a explosão da microinformática, o
número de máquinas com o Windows instalado nas residências era muito maior
que o número de UNIX-like. Surgiram milhares de "profissionais" de
informática que sabiam trabalhar com Windows, e as empresas começaram a
substituir sistemas maiores e mais confiáveis (mainframes, UNIX's) por
servidores Windows. A perda de estabilidade era compensada pelo baixo custo
do software (em relação aos sistemas sntigos) e pela facilidade de se
encontrar mão de obra. Acredito que assim que começarem a aparecer
profissionais capazes de operar um GNU/Linux, ele começará a ser adotado
pelas empresas também (pelas mesmas razões de custo que colocaram a
Microsoft no topo).

	Um abraço,
	André Leão Macedo