Re: Debian

Oi Fábio! :)

On Fri, Jan 12, 2001 at 12:31:22PM -0200, Fabio da Silva Santos wrote:
> dselect, não leve para o pessoal :) mas não gosto do dselect,ele é muito
> estranho,não estou conseguindo entender o seu funcionamento, e como o

	Ninguém gosta :)

	O dselect tem seus problemas e hoje em dia todo mundo o está deixando
meio de lado graças ao apt.

	No entanto eu acho que o que falta para as pessoas é compreender
o que acontece entre uma tela e outra do dselect.

	Quando você seleciona um pacote (com + ) para ser instalado este
pacote pode depender de outros... o que acontece com o dselect é que ele
abre uma outra tela mostrando as dependências que falharam e já sugerindo
uma resolução para elas. Ele mostra também uma lista de pacotes que são
sugeridos ou recomendados pelo pacote que você acaba de instalar.

	Dentro desta tela você pode decidir por instalar os outros pacotes
apresentados ou não e verificar quais pacotes são obrigatórios para o
funcionamento do pacote que você estava originalmente instalando. Pense
nisso como um "zoom" daquela lista enorme de pacotes.

	Se você quer simplesmente aceitar a solução proposta pelo dselect
e não quer instalar nenhum pacote sugerido/recomendado pelo pacote que você
está instalando basta você dar um enter naquela tela que ele voltará para
a lista de pacotes original.

	Acontece algumas vezes em que você tem que obrigatoriamente
escolher entre 2 pacotes diferentes para que o que você está querendo instalar
funcione. Neste caso, o "zoom" não vai te deixar em paz até que você escolha
uma das alternativas apresentadas...

> meu nível de inglês é muito básico, estou meio perdido, quero largar o
> mais rápido possível o Conectiva Linux, e tirar algumas dúvidas sobre a
> Debian, aqui na Unicamp o pessoal  usa o Conectiva Linux, Red Hat e
> FreeBSD pelo que vejo mais, e uma ajuda com a Debian fica muito difícil
> aqui.

	Eu entendo... trabalhei no CCUEC por muito tempo e o pessoal
de lá era FreeBSD maníaco :D

> Se não for muito incomodo eu gostaria de saber mais quais as diferenças
> do Potato e woody, quais os pacotes que o sistema básico possui, quais

Olha, o potato é nossa versão estável do Debian GNU/Linux o Woody é a
que está em desenvolvimento para se tornar nossa próxima versão estável.
O woody só é aconselhável para pessoas que têm muita experiência e podem
resolver sozinhas os problemas decorrentes de usar uma distribuição ainda
em desenvolvimento. Ou para pessoas que querem contribuir com testes e
desenvolvimento para o projeto.

> CD's vc indica para ter um sistema completo e como usar o apt para
> instalar os softwares não livres, eu sei que é muita coisa mas se vc
> puder ir respondendo aos pouco, quando tiver paciência :), se não quiser
> responder tb eu entendo pq essas perguntas são chatas mesmo.

	Isso é simples. O CD1 inclui praticamente tudo o que você precisa,
para usar o apt para pegar coisas non-free pela rede você precisa de algo
assim no arquivo /etc/apt/sources.list

	deb http://http.us.debian.org/debian stable main contrib non-free

	Repare no non-free no final da linha ...

	daí você dá um apt-get update para ele baixar a lista de pacotes e

	apt-get install nome-do-software-aqui

É bem simples. Tem vários mirrors do debian, você deve escolher o que for
melhor pra você ... dê uma olhada na seção de mirrors do site.

	Dê uma olhada também no guia focalinux que explica tudo direitinho

	www.metainfo.org/focalinux

	E olhe também a página do projeto debian-br

	debian-br.sourceforge.net

Aí você vai achar muita informação útil!

Abração!!!

T+

Eduardo.