Re: O Império do Netscape

On Fri, Jan 12, 2001 at 09:55:28AM -0300, I. C. Mourão wrote:
> Entendo a filosofia Debian de só incluir software livre em seus CD's
> oficiais, entretanto não podemos fugir do fato de que não existem
> aplicações livres para tudo.

	Estas situações consideramos como transitórias, e para remediá-las
oferecemos a seção non-free que dentro do que as licenças problemáticas
permitem dá a chance aos usuários de software desprovido de liberdade de
encontrarem seu software empacotado de uma maneira cômoda para seus usuários.

	A Debian tem o propósito de promover a liberdade do software, e
não podemos abrir exceção para software não-livre em nossos CDs só porque
"não existe aplicação livre para tudo". Para isso existem as seções non-free
e contrib, comercializada por muitos distribuidores como um CD extra.

	O Debian é consciente que muitos usuários precisam de software não
livre, e para alguns casos (como o netscape) fornece pacotes .deb para eles,
cumprindo assim o compromisso de atender seus usuários. E NÃO incluindo esse
tipo de software em CDs oficiais, cumprindo assim o seu compromisso com a
comunidade de não incentivar o uso de software proprietário. Debian só
apóia software livre, e sempre será coerente com esta filosofia.

	No entanto, muitos distribuidores dão a opção do usuário comprar
um CD a mais com pacotes extras non-free. Logo, não existe o problema
que você descreve.

>O exemplo mais dramático é o do Netscape que, embora não seja nenhuma
>maravilha, ainda não tem um concorrente à altura no mundo Linux,
> principalmente quando se precisa acessar sites mais sofisticados como
>os dos bancos.

"Ainda não tem um concorrente à altura no mundo Linux"

1) Software livre em geral não "concorre" com software proprietário.
"Concorrer" é coisa de software proprietário.

2) Mundo Linux entendo que você tenha na verdade querido dizer "software
livre" o "mundo linux" se restringe ao kernel do sistema operacional.
"Software proprietário" é uma entidade imensa. Linux é um exemplo de
software livre.

Então eu entendo que na verdade o que você quis dizer era:

"Não existe um browser livre tão completo quanto o netscape".

Concordo. O Mozilla (que caso você já tenha experimentado sabe que é
a base para os novos netscape) ainda leva algum tempo para ter suporte
adequado a muita coisa que as pessoas consideram importante só porque
são comuns. Em particular eu ainda não experimentei usar flash no mozilla,
mas de qualquer forma FLASH é uma tecnologia proprietária. A falta que
senti nos nightly builds (e faz um tempo não olho) foi realmente das
conexões SSL (necessária para um acesso a banco, p. ex.). Mas o suporte
está lá , acho apenas que eles não compilam os nightly builds com esse
suporte.

Enfim, eu uso o mozilla boa parte do meu tempo, e estou satisfeito com
ele. Em breve tenho certeza a falta de esta ou aquela funcionalidade não
será razão para desprezá-lo.

> Quando adquiri os três CD's Debian Potato imaginei que encontraria neles
> tudo o que precisasse. Deveria ter-me informado melhor, eu sei! Tenho

	Bem, eu encontro neles tudo o que preciso *grin* :)

	O que você talvez não soubesse de antemão é que software
não-livre não faz parte dos CDs oficiais. Leia o contrato social do
Debian para entender mais:

	http://www.debian.org/social_contract

	Tem uma versão em português traduzida pelo debian-br online.

> conexão lenta (33,6) e nenhuma disposição para ficar baixando pacotes
> pesados pela Internet, razão pela qual descobri que não sou um bom
> candidato à usuário do Debian, mas gostaria de insistir um pouco mais.

	Heim? :) Desde quando? A maioria dos pacotes são pequenos e você
vai ficar muito feliz com o apt quando precisar pegar algo pela rede. O
segredo é o seguinte, quando eu tinha conexão via modem eu baixava coisas
nos horários pós meia-noite ~ pré 6 da manhã, em que ligações locais
custavam apenas um pulso (consulte sua companhia telefônica).

	Iniciava o apt-get install as 12:15 e agendava com o comando 'at'
para o computador se desconectar da internet às 5:30 da manhã. Desta
forma fiz meu upgrade com apt da distribuição 1.3 para a 2.0 (ou foi da
2.0 pra 2.1? Não lembro mais :) ).

	Com meu modem 28800 levei 4 dias para que minha distribuição inteira
tivesse sido atualizada nos dias seguintes ao lançamento. CDs ficaram
disponíveis em geral 2 meses depois.

	Isto vale para qualquer distribuição, não apenas para o Debian,
apenas um toque meu :)

> 1. Posso utilizar o alien para instalar o Netscape a partir de um
> pacote de outra distribuição? Funciona?

	Depende muito, porque existe sempre a questão de dependências...
se um pacote RPM depende de outro pacote RPM pode ser que o alien não
consiga determinar o pacote .DEB equivalente e ajustar dependências. Falo
por suposição, pois nunca precisei de nada de outra distribuição no Debian.
Com quase 5000 pacotes quem vai precisar recorrer a outra? Apenas quem
precisa de software não-livre. Como eu em geral não preciso...

	É possivel que com o NETSCAPE funcione sim. Ainda mais que deve
vir tudo enfiado dentro de um .rpm de 13Mb :) *sorriso irônico*

> 2. Como o apt-cdrom não reconheceu o CD que possuo com o Helix-Gnome,
> posso copiar os pacotes para um diretório do HD e instalá-los dali? Como?

	Que CD? O que veio com a Revista do Linux ? Hmmm... tenho a revista
mas não a tenho aqui pra testar...

> Muito obrigado a todos.
>
> Ivan

Qué isso... :)