Re: Sobre o termo "design" (era: Re: [RFR2] po-debconf://openssh/pt_BR.po)

Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:

> 	É? Não estou 100% certo disso.
>
> 	A Priberam não lista o termo e o UOL Houaiss o utiliza no
> sentido do curso de graduação em Design, um pouco diferente do
> sentido original do texto, que é "projetar" ou "desenhar" algo.

Eu quis dizer vocabulário falado, não dicionário. Concordo que, se eu
fosse traduzir nesse contexto, utilizaria "projeto" no lugar de "desenho".

> 	O próprio VP aponta o termo como sendo "desenho" e já
> tivemos uma proposta de formalização na lista embora ela não
> tenha atingido consenso no termo a ser usado (desenho ou projeto)
> há um consenso de que ela deva ser traduzida (e assim temos feito
> no DDTP, D-I e site).

Ok.

> 	Mas "design" não cai no mesmo contexto, na área de TI
> ele é usado pra definir o desenho de um software (e a grande
> maioria das pessoas tem a noção de que o termo deveria ser
> traduzido como projeto, que também é uma das acepções válidas).

Se o consenso é por traduzir, então irá depender do contexto ou será uma
das opções sempre?

> 	Então, eu pediria que você aceitasse essa revisão, não
> só pelos itens expostos, mas para a consistência com o restante
> das traduções e padrões adotados pela nossa equipe.

Neste caso, acho que fica melhor a tradução para "projeto":

- -leia os arquivos README.Debian para maiores detalhes sobre essa
escolha de desenho.

+leia os arquivos README.Debian para maiores detalhes sobre essa
escolha de projeto.

O que achas?

- --
Eder L. Marques