Re: miniDebConf Brasil e DebConf12

Citando Gustavo Franco <stratus@debian.org>:

[movendo para a d-d-p, deixando debian-br no Bcc]

Porque move para d-d-p? porque essa confusão de mudar as listas?
quem esta afim de fomentar o debian no brasil não estão no debian-br?!

Agora que finalmente o faw, a única pessoa nesse momento que tem como
_gastar o seu tempo e coordenar as pessoas_ para realizarmos as
minidebconfs e termos um candidatura decente a debconf12, SAIU.
Não acho apropriado dizer que faw gastou seu tempo e que vai coordenar pessoas... Primeiro porque se ele esta gastando alguma coisa, acredito que ele mesmo tem que rever e refleti sobre seus gastos... E sobre coordenar pessoas, acho que não seja isso que ele esteja fazendo, até porque ele mesmo fala em seus emails SEMPRE a importância de ser pró-ativo e meritocracia.

Eu fui um dos caras que mais se empolgou quando soube que vocês tão afim de fazer a DebConf12 aqui no Brasil, fui o primeiro a criar uma página na wiki.debianbrasil.org[1] e colocar informações quais estavam sendo discutida na lista, criando uma maior transparência e lista de coisas a ser feita (talvez uma forma de sugerir atividades para pessoas realizar)... Enfim, até então não tinha sido anunciado nada e comunicado que algumas coisas devem ser escrita na wiki.debconf.org ... Nem todos que estão afim de ajudar sabe como funciona a organização do DebConf.

Tenho certeza que faw e nem você estão gastando seu tempo para algo, até porque vocês não vão fazer nunca tudo sozinho e mesmo que faça não terá apoio meu e talvez da comunidade, e talvez essa seja a impressão que esta deixando; Estou falando como alguém que estava no processo e depois ficou só observando;

Para melhorar a comunicação aqui, talvez seja bom postar com mais frequência sobre o que estão fazendo e propondo/decidindo para o DebConf12... Não quero pensar em um concurso para escolher o local, mas não quero ter que aceitar a imposição de um local que não fica estrategicamente legal para os GUDs de todo o Brasil.

Reiteiro que aguardo ansiosamente uma lista concisa de reclamações
para que possamos corrigir a rota, e digo que não estou apto e
motivado a realizar a coordenação das miniDCs e de uma eventual DC12
sem a participação do Felipe. Se a intenção era não termos DC12, a
tática de terra arrasada está funcionando. 1 a 0 para vocês. O jogo
não terminou ainda.

Lista? Enfim, acho que durante a plenária foi minha proposta identificar o que esta se passando no Debian Brasil, tenho certeza que faw e você só tem ajudado a criar uma estrutura, mas me pergunto porque as pessoas não estão vestindo a camisa (comprar é uma coisa, mas vestir é uma outra ação)... Me pergunto porque os colaboradores no brasil não mais se interagem abertamente para discuti e melhorar as coisas; Enfim, acho que devemos ter uma miniconf com foco em sanar essa "picuinha" entre os velhos e novos colaboradores; Arregaçar mais as pernas ou braços da comunidade para que outras pessoas possam se sentir parte dela.

Não vou gerar outra discussão aqui mas tem um tópico na wiki para Repensar[2] o Debian no Brasil, talvez colocar isso em prática; Redefinir uma nova forma de agir e pensar como comunidade brasileira.

Infelizmente a plenária não foi suficiente, ficou-se muito no tópico de certificação/ser dd é legal para ter um bom emprego. Não foram discutido todos os aspectos. Foi comentado a falta de transparência de algumas ações, porém não foi definido quando haverá transparência (estou falando aqui meio com ressentimento, pois fui um dos primeiros, senão, o primeiro a contribui com a criação [leia-se: fazer, produzir e vender] de camisas durante o FISL e nesta epoca fui pressionado e cobrado por transparência e sendo bem sincero o processo desde CRIAR, PRODUZIR e VENDER foram bem abertos, colaborativos e transparente [diferente de hoje]. Exemplo, o último FISL, como foi a decisão de criar e produzir a camisas com uma digital+espiral e ainda declarar que é algo especial somente para desenvolvedores e colaboradores? Onde foram produzidas, tem uma boa qualidade ou custou menos?... enfim, antes essas coisas circulavam na lista, tinha outras pessoas sugerindo Estampas, Orçando em diferentes locais do Brasil e se não me engano os números eram publicado em lista ou para todos abertamente.)

Usei o caso da camisa porque é algo mais próximo, porém, será que isso não se repete na realização de empacotamento/tradução/site/eventos?..etc..?

[1] http://wiki.debianbrasil.org/DebConfBrasil?action=info
[2] http://wiki.debianbrasil.org/NovaDebianBrasil

--
://ValessioBrito.info