Re: CDDs creators working with Debian

On Fri, Jul 02, 2004 at 06:15:14PM +0000, Michelle Ribeiro wrote:
> Hey Andre,

Hello Michelle,

> IMHO, to upload this to the wiki, we should first remove all
> the brazilian specific parts. May you can do it?

Hmm, I don't know if I'm the right person to remove Brazilian specific
parts of it. Anyway, I'll try to do it and post the results here. BTW,
if someone is in a hurry, just go ahead and do it :-)

> We already sent a previous version on portuguese to some key people,
> like Marcelo Branco and Ricardo Bimbo. We are waiting for replies.

Ok, they are well know persons in Brazil and great free software
advocates. Also, they are good spreading the word. Nice work. Please,
let me know if they come back to you with good news.

> Please, go ahead. Sergio is the perfect person to talk about
> collaboration in the government, I believe.

Ok. As you know, I'm the worst guy to talk to someone, but I translated
your letter back to Brazilian Portuguese and my intent is to give this
letter to the people which could give it to Sérgio Amadeu.

BTW, I'll surely warn these people that they should make sure that they
make him aware that this is a not a private project and not something
envolving their company and the government (these people are from a company
which works with free software consulting, thus my concern) but a
community project developed inside Debian following Debian standards.

Ypu can find a copy of my translation attached. Would you mind
commenting on this ? Is it good enough ? Otávio, your opinion would also
be good on this issue.

Regards,

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||
Trabalho colaborativo com o Projeto CDD
=======================================

Durante a última Debconf, a qual aconteceu em Porto Alegre de
26 de Maio a 02 de Junho, nós discutimos muito sobre
Distribuições Debian Personalizadas (Custom Debian Distributions,
ou "CDD"), as quais são 100% compatíveis com a Definição Debian
de Sofware Livre[1] e com o Manual de Políticas Debian[2].

Possuímos um projeto interno ao projeto Debian, bastante aberto
em relação a aceitação de contribuição externa, conhecido como
Projeto CDD[3]. Esse projeto foi criado devido a alta demanda
por esse tipo de personalização do sistema operacional Debian
em todo o mundo. O objetivo desse projeto é desenvolver softwares
que simplifiquem o processo de personalização do sistema operacional
Debian para atender a necessidades de grupos específicos de usuários.

Nós já criamos algumas distribuições baseadas no sistema operacional
Debian, como a "Liberdade" e a "Sacix", as quais na verdade já estão
sendo utilizadas por projetos sociais. Mas gostaríamos de convocar as
Distribuições Debian Personalizadas existentes e aquelas que ainda
serão criadas para que possamos trabalhar juntos.

É simples. Caso exista algum software que ainda não esteja empacotado
para o Debian, empacote-o[2] e envie-o para o respositório de pacotes
oficial Debian. Caso você não possua o conhecimento necessário para
fazê-lo, peça[4] para um Desenvolvedor Debian fazê-lo para você. Você
também pode enviar uma mensagem para sua lista de discussão[5] regional
e pedir a eles quem façam o trabalho necessário.

Caso o software que você precise já esteja empacotado para o Debian, mas
você precise de uma configuração especial para o mesmo, fale com o
mantenedor[6] do pacote e pergunte a ele se sua configuração especial
poderia ser incluída no pacote oficial. O mantenedor do pacote é quem
conhece melhor o perfil de seus usuários e existe uma grande chance
de que outros se beneficiem de sua configuração.

Traduções também são muito importantes para Distribuições Debian
Personalizadas. Você pode pedir para a equipe de voluntários[9]
regionais fazer o trabalho necessário. É claro, seria melhor se você
mesmo pudesse fazê-lo ou se pudesse pedir para sua empresa pagar aos
voluntários para que eles possam fazê-lo. Envie suas contribuições
ao mantenedor do pacote pedindo a ele para incluí-la no pacote
oficial e você verá como as pessoas irão ajudá-lo a revisar os textos.

Caso você acredite que a segurança do Debian possa ser melhorada,
trabalhe junto com a Equipe de Segurança Debian[8]. Entre em contato
com a equipe e faça sua proposta. Talvez suas idéias e/ou modificações
possam ser úteis para o Debian e todos possamos nos beneficiar delas
no final.

Também muito importante : antes de criar uma nova Distribuição Debian
Personalizada, certifique-se[3] de que já não exista uma disponível
que faça o que você precisa. Veja se você não pode somente contribuir
com algumas pequenas modificações para uma delas e obter o resultado
que precisa sem ter que reinventar a roda. Atualmente, existem
Distribuições Debian Personalizadas feitas especialmente para escolas,
organizações sem fins lucrativos, medicina, etc. Uma nova Distribuição
Debian Personalizada, especializada para uso por parte de governos, está
sendo planejada.

Temos certeza de que, trabalhando juntos, poderemos conseguir uma
cooperação ainda melhor entre o Brasil e o resto do mundo, e que no
final todos seremos beneficiados.

[1] Definição Debian de Software Livre :
    http://www.debian.org/social_contract.pt.html#guidelines

[2] Manual de Políticas Debian :
    http://www.debian.org/doc/debian-policy/

[3] CDD :
    http://wiki.debian.net/index.cgi?CustomDebian

[4] Pacotes Potenciais :
    http://www.debian.org/devel/wnpp/

[5] Lista de Discussão dos Desenvolvedores Debian :
    http://lists.debian.org/devel.html

[6] Membros do Projeto Debian :
    http://www.debian.org/devel/people.pt.html

[7] Lista de Discussão de Traduções Debian :
    http://lists.debian.org/i18n.html

[8] Contato Debian sobre Segurança :
    http://www.debian.org/security/faq.pt.html#contact