Re: Impressão com Epson M3170

Não sei que interface usas — tem o famoso http://localhost:631/ que é
a interface nativa do Cups.
Uso aqui na interface do mate, vou em "Sistema > Administração > Configuração de impressora"

Mas sempre se pode olhar em
file:/etc/cups/printers.conf
fiz um cat deste arquivo e postei aqui https://paste.debian.net/1119827/

Tentei fazer uma nova instalação, desta vez utilizei a conexão "Fila
LPD/LPR "PASSTHRU"". Procurei o driver na lista Epson > M3170" e ao
tentar imprimir, esta começou a imprimir apenas simbolos aleatorios.

Então, mas geralmente há uma diversidade de opções.  No caso desse
modelo, deve haver pelo menos Postscript (PS) e Esc/P2; geralmente, a
interface dirá qual é a opção recomendada.

Sendo assim mantenho a impressora instalada com a conexão
"Impressora de rede IPP via DNS-SD", Neste modelo de instalação eu
não tenho opção de selecionar modelo de impressora, ele busca
automaticamente.

Que interface é essa?  Estranhíssimo.  Talvez faltem pacotes no teu
sistema.  Não sei qual a situação da Epson, mas costuma ser bom
instalar o foomatic-db e talvez o pacote proprietário do fabricante.

Se ela for realmente Postscript, pode ser melhor fornecer o PPD
encontrado na página de suporte do fabricante ou extraído do pacote
proprietário.
Baixei o driver do site https://epson.com.br/Support/wa00821
No site, ele pede para instalar um pacote "lsb" porém este pacote não está mais nos repositórios do testing. Então eu extraí o *.deb que baixei do site, e procurei o ppd, descompactei e informei usando a interface de instalação http://localhost:631/, porém, após a instalação a coluna status da impressora apresentou a seguinte mensagem:

Idle - "Arquivo "/opt/epson-inkjet-printer-escpr2/cups/lib/filter/epson-escpr-wrapper2" não está disponível: No such file or directory"

Após esta tentativa, gerei um novo cat do arquivo.
https://paste.debian.net/1119836/

Mesmo efetuando a impressão pelo Atril (visualizador de documentos
do MATE) ele não imprimi mais de uma cópia.

A interface não fará diferença.  O que tem de ver é o cabeçalho do
arquivo de impressão, e o PPD ou conversor utilizado.