Re: Indicação

Le quinta 20 julho 2017 à 09:33 -0300, Antonio Terceiro a écrit :

> Uma coisa que aparentemente muita gente não entende: depender de
> software proprietário _é_ um problema.

Certo.

> Não basta funcionar com um driverzinho/firmwarezinho proprietário, é
> preciso funcionar apenas com software livre. mesmo que você não se
> importe com os princípios do software livre, existem vários motivos
> práticos pra querer isso:

De acordo.  Mas o quanto isso é possível ao comprar um sistema novo
hoje?  O que existe que não precise nem sequer dum /firmware/
proprietário?  Recentemente comprei um Intel NUC6i7KYK, porque tinha
todos os acionadores de dispositivo (/drivers/) livres, mas não achei
nada sem /firmware/ proprietário.

> - é impossível para o time de segurança do Debian dar suporte a
> software proprietário, por definição
>
> - updates de software proprietário sempre podem trazer um backdoor, e
> é efetivamente impossível de saber se/quando esse é o caso.

Justiça seja feita, de programas livres também, a menos que sejam
auditados; o que não é o caso no Debian, apenas (que eu saiba) no
OpenBSD.  Ser auditável, como é o caso no Debian, já é uma grande
vantagem; mas acho legal sermos precisos.

> Obviamente, se você já comprou o hardware sem se atentar a isso, você
> precisa dar um jeito pra ele funcionar. Mas se você está comprando, é
> preciso prestar atenção nessas coisas, porque continuar comprando
> hardware que precisa de software proprietário manda uma mensagem aos
> fabricantes de que ninguém se importa, e é OK pra eles continuarem
> vendendo.

E aí fica minha pergunta: o que há que não exija /firmware/
proprietário?

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191 (Net)        gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org