Re: Indicação

Verdade Terceiro. Realmente é um desafio.
Interessante os sites que tem compartilhado o Think Peguin é legal. Mas para trazer para cá pode dar um bom trabalho, sem contar que o preço final em dólares que chega a ficar similar ou mais caro aos vendidos aqui no Brasil (claro não livres).

Uma alternativa interessante seria os vendidos com pré-instalação do Debian.
https://www.debian.org/distrib/pre-installed
Mas ainda nenhum no Brasil. Veremos o que podemos fazer quanto a isso.

Em 21 de julho de 2017 07:34, Antonio Terceiro <terceiro@debian.org> escreveu:
On Thu, Jul 20, 2017 at 11:14:16AM -0400, Thiago C. F. wrote:
> Então... também concordo plenamente. Temos que dar preferências a hardware
> livres. Mas, onde encontrá-los? Gostaria muito de saber quais PCs ou
> Notebooks são totalmente livres para adquirirmos, e de preferencia com o
> Debian, claro!

infelizmente encontrar equipamentos que funcionam apenas com software
livre é um desafio. Alguns modelos de fabricantes grandes (e.g.  Dell)
funcionam, mas não existe uma fórmula ainda.

o h-node (https://h-node.org/) é um banco de dados disso, mas tem pouca
atualização com relação a modelos disponíveis no Brasil.

fora do Brasil existe por exemplo a ThinkPenguin
(https://www.thinkpenguin.com/) se se compromete explicitamente com
entregar computadores high-end sem dependências de software não-livre,
mas apenas da BIOS "pra cima", i.e. as BIOS livres como Libreboot só têm
suporte a processadores bem mais antigos (i.e. a série "i" da Intel não
é suportada).

eu não conheço nenhuma loja no Brasil que faça algo semelhante. E eu
acho que apenas alguém da comunidade de software livre que entenda
bastante de hardware conseguiria fazer algo do tipo.

--
Thiago C. F.

Encontre o Que Precisar em Minha Loja Virtual:
www.magazinevoce.com.br/magazinelojadothiagocf