Re: Como detectar defeitos de hardware?

Em 17 de setembro de 2016 09:53:55 BRT, Henrique de Moraes Holschuh <hmh@debian.org> escreveu:

>Atualiza a BIOS dela, e instala o pacote intel-microcode da non-free.

Eu entrei na bios pra ver informações sobre a placa mãe e sair procurando a atualização quando vi que as configurações de performance da placa estavam todas mexidas, inclusive com overclock. Fiz um reset pras configurações de fábrica e liguei a máquina, meu filho tá jogando minecraft nela fazem 4 horas sem nenhum problema.

>Parece problema no driver i915 do kernel, ou no X.org.  Mas se der
>*muita* sorte, o update de firmware corrige.

A placa de vídeo é uma Intel 82g33/g31 e os pacotes intel microcode estão instalados. Vou deixar assim por enquanto, se não der problema não vou atualizar a bios por considerar uma operação arriscada. Mas agradeço muito a dica hmh, é sempre bom conversar com um companheiro das antigas!