Re: Como detectar defeitos de hardware?

De fato o Debian tem seus problemas com placas de vídeo Intel, mas, não são problemas do sistema, ele apenas não instala todos os aplicativos necessários para ela, você deve instalar manualmente.

Os motivos normalmente são as licenças de uso, pois o debian trabalha apenas com aplicativos 100% openSource, caso o driver da Intel não esteja dentro destes requisitos, a equipe do Debian não os coloca em sua distribuição.

A Intel possui um site dedicado ao linux, veja o link: https://01.org/linuxgraphics/downloads

Ali você encontra os drivers atualizados para sistemas linux, no seu caso procure pelo driver para Ubuntu e verifique qual a sua plataforma 32 bits ou 64 bits.

Tente utilizar o driver mais atualizado, encontrado problemas, passe para os mais antigos e assim por diante.

Para a instalação utilize o comando: dpkg -i nome_do_arquivo.deb, ou se preferir utilize a central de programas do Debian para instalar.

Caso encontre mensagens informando aplicativos dependentes para a instalação, você deve verificar o nome dos aplicativos dependentes e instala-los um a um.

Se tiver maiores problemas a Intel também possui a página com a comunidade de suporte aos aplicativos, no endereço: https://01.org/linuxgraphics/community e também a página com o fórum no endereço: https://01.org/linuxgraphics/forum

Abraço!

Wagner Anghinoni Nardin
(54) 9179-1710 / (54) 3701-3680