Re: Warsaw

On Wed, Oct 07, 2015 at 03:38:50AM +0200, G.Paulo wrote:

> Mais uma do Banco Itau: para utilizar o internet banking agora tive
> que instalar um tal de warsaw (dpkg -i warsaw_setup_64.deb), baixado
> do site do banco. Naturalmente, como root.

Eu também passei por isso esses dias. Eu abri o pacote pra destrinchar,
e notei algumas coisas:

- tem um bug ridículo no control, usando Pre-Depends: para as
  dependências, quando bastaria usar Depends:. Isso faz com que por
  exemplo o apt não consegue resolver as dependencias, então você tem
  que voltar pra década de 90 e resolver dependências na mão, instalando
  tudo que o dpkg diz que falta até funcionar.

- os script de mantenedor (postinst, etc), que rodam como root, são
  shell scripts e podem ser auditados. Numa lida rápida, eles me parecem
  OK.

- depois de instalado, fica um daemon, contido num arquivo binário (i.e.
  que não pode ser auditado), rodando como root na sua máquina. Deixei
  um tcpdump rodando e notei que de tempos em tempos ele "liga pra
  casa", acesso o www.gastecnologia.com.br. Não cheguei a investigar
  exatamente o quê ele envia pra lá ou recebe de volta, mas não confio.
  Isso pra mim é inaceitável.

Mesmo quando só precisava do plugin Java, eu mantinha uma VM só para
acessar bancos (primeiro BB, depois mudei pra Itaú): ligo a VM, faço o
que tenho que fazer no banco, e desligo. Agora que tem uma desgraça
binária rodando como root no sistema, talvez até isso seja pouco.

Estou pensando em cancelar a minha conta no Itaú e procurar um banco
cuja área de tecnologia não seja completamente idiota e entenda que
esses penduricalhos auditados por ningúem não podem adicionar segurança
nenhuma além do que o que o próprios navegadores e o SO dos seus
servidores, que estão sob escrutínio 24x7, já fornecem.

--
Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>