[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: FSF e Debian



E garantia de sustentabilidade. Todo mundo precisa de obter formas de ganhar dinheiro para viver. E é sobre isso que estamos tratando: será que continuará deixando as grandes corporações deitando e rolando em vez de promoverem a industria nacional de software? As pessoas em muitos lugares mal sabem o que é Gnu/Linux e se deparam com o "Linux" nas escolas. É lógico que vão pensar porque é "de graça", mas a falta de comunicação e conhecimento gerado pelos lobbies das gigantes não lhes permite conhecerem e se interessarem por isso.
 
Jogam Facebook para dizer-lhes que é a única coisa que presta, tal que nem o Windows. Há alguns anos parecia realmente que o Brasil poderia virar um "produtor de tecnologia da informação", mas ultimamente está se tornando um "consumidor desinformado de tecnologia da informação" graças à mídia que não escolhemos e nos impõe conhecermos uma quantidade limitadíssima sobre do que se trata.
 
Se o Brasil não está dando certo ou poderia ter sido melhor é porque faltou vontade dos meios de comunicação difundirem software livre e sua importância. Faltou vontade também dos políticos responsáveis. Faltou conhecimento histórico para eles. Já que temos "distribuições brasileiras de sistemas operacionais" que sejam comercializáveis, então o óbvio seria que o consumidor interno as promovesse. Vai estar usando GNU? Lógico que vai, uma parte dele, mas também as outras distros não precisam ser endorsadas pela FSF, não precisam ser parte do Projeto GNU, mas simplesmente uma continuação do Unix, e como todos os outros, um sistema Unix-like.
 
Quem responde pelo Unix atualmente? Ainda existe como Unix? Ou apenas todos eles? O BSD, Linux, Minix, GNU, e todas suas variantes. É a esse povo do Unix que as grandes corporações de hardware devem visar. IMHO.
 
 
Thiago Zoroastro
 http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro




De: luizlmarinsnet@gmail.com
Enviada: Terça-feira, 9 de Setembro de 2014 13:22
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: FSF e Debian

Penso que o que falta, é garantir o repasse de comissões ao criador do código, quando este for incluído em distribuições comerciais que visam lucro.
 
Programadores também precisam pagar contas, e se alguém ganhará dinheiro com seu, uma vez que software livre não é software grátis (FSF), então, nada mais justo uma política de apoio a quem cria o código. 

Em 9 de setembro de 2014 12:17, Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br> escreveu:
Se as empresas desenvolvem suporte para o Unix, todos os outros nomes beberiam da fonte.
 
 
Thiago Zoroastro
 http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro




De: dedekindbr@alessandroduarte.com.br
Enviada: Terça-feira, 9 de Setembro de 2014 12:14
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: FSF e Debian

descobriu a pólvora...
Em 09-09-2014 11:55, S&DeMario escreveu:
concordo com o Djones, muita gente não usa Linux simplesmente por que não há suporte para um ou outro software proprietário, mas também deve existir lobby da Microsoft junto a algumas empresas, como Adobe, Autodesk, que simplesmente não desenvolvem para Linux e, parece, não vão desenvolver.

Vinicius

Em 09-09-2014 00:39, Humberto A. Sousa escreveu:
Espero que te ouçam, Djones.
Saudações,


Humberto Araujo de Sousa
humberto@dontec.com.br
Em 09/09/2014 00:07, Djones escreveu:
Olá.

Até onde conheço, o repositório contrib também exclusivamente de software livre. Apenas não faz parte do projeto Debian, que abrange todo o repositório main.

A meu ver o Debian faz muito bem em manter o repositório non-free, não se rendendo a filosofias freetard. E todos só têm a ganhar com isso, inclusive o próprio Debian.

A FSF parte do princípio errado; ao invés de icentivar a criação e o uso de software livre, ela parece estar mais preocupada em atrapalhar ou impedir o uso de software proprietário, especialmente em SO livre, dando um tiro em seu próprio pé.

Um exemplo é o Photoshop. Quantos escritórios poderiam usar Linux se houvesse suporte para esse programa. Para o software livre, seria melhor 100 máquinas rodando Linux com Photoshop instalado ou as mesmas 100 máquinas rodando Windows com Photoshop instalado? Para o software livre é melhor ter Windows e usar IE ou ter Windows e usar Firefox? A FSF defende que nenhuma delas é bom para o software livre.

Outro exemplo: pouco adianta usar um sistema livre que não suporta minha placa wireless, ou minha placa gráfica. Como querem transformar o Linux em uma plataforma de games dessa forma? O hardware e o software que usuário usa precisa ter suporte, seja ele free ou não. O usuário deve ter a opção de escolher.

Sem dúvida a FSF fez e faz muito pelo software livre. Mas seus posicionamentos extremistas excluem as pessoas do software livre, ao invés de inclui-las.

Espero ter sido claro em meu posicionamento.

Att, Djones.

On 08-09-2014 23:02, Daniel Pimentel (d4n1) wrote:
FSF e Debian juntando forças para um mundo free :)
Trecho onde a FSF fala um pouco sobre o projeto h-node e que o respositório Main do Debian é totalmente livre:

"The compatibility information comes from users testing hardware on
systems running only free software. Previously, h-node site guidelines
required they be running one of the FSF's endorsed distributions [2].
While the FSF does not include Debian on this list because the Debian
project provides a repository of nonfree software, the FSF does
acknowledge that Debian's main repository, which by default is the only place packages come from, is completely free
."
 
Se os respositórios contrib e non-free estivessem em outro respositório não oficial do Debian, nossa grande distro voltaria a ser endorsada pela FSF :)
 
 
-- To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-REQUEST@lists.debian.org with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmaster@lists.debian.org Archive: [🔎] 540f1a13247e5_a16ef2103080728@a4-winter10.mail" target="_blank">https://lists.debian.org/[🔎] 540f1a13247e5_a16ef2103080728@a4-winter10.mail
 

Reply to: