Re: FSF e Debian

> será que continuará

Quem continuará?

> deixando as grandes corporações deitando e rolando em vez de
> promoverem a industria nacional de software?

Não é tão simples.  Quem pode promover o setor local de Informática
quando a educação está tão ruim?

> Há alguns anos parecia realmente que o Brasil poderia virar um
> "produtor de tecnologia da informação"

Só para quem não tinha noção da imensa incompetência governamental.
Sim, o atual governo tinha em sua plataforma sistemas livres, mas
nunca foi capaz de implementar.

>mas ultimamente está se tornando um
> "consumidor desinformado de tecnologia da informação" graças à mídia que não
> escolhemos e nos impõe conhecermos uma quantidade limitadíssima sobre do que
> se trata.

Primeiro, os meios de comunicação não se impõem; é o povo que prefere
BBB a aprender.  Segundo, não é culpa só dos meios, mas de todo o povo
que foge da escola, finge que estuda, está mais preocupado em curtir a
vida.  E assiste TV.

> Se o Brasil não está dando certo ou poderia ter sido melhor é porque faltou
> vontade dos meios de comunicação difundirem software livre e sua
> importância.

Menos, menos… a realidade é muito mais complexa.  Não se resumem
quinhentos anos de história, Inquisição, Iluminismo, ditaduras,
fisiologismo, esquerdismo e outros ismos a dez ou vinte anos de
incompetência em sistemas livres.  Por mais que eu queria que dê
certo, não será porque todo mundo passe a rodar Debian.

> Faltou vontade também dos políticos responsáveis. Faltou
> conhecimento histórico para eles. Já que temos "distribuições brasileiras de
> sistemas operacionais" que sejam comercializáveis

Temos?  Ser comercializável é muito mais complicado que parece.  Ainda
não temos compabilidade com dispositivos recentes, interoperabilidade
com formatos de arquivo e protocolos populares… não por culpa nossa,
mas é uma realidade.

> Quem responde pelo Unix atualmente?

Acho que não existem mais um órgão central.

> Ainda existe como Unix?

Sim, está com a Oracle (Sun Solaris), HP (HP-UX) e IBM (AIX), além dos BSDs.

> O BSD, Linux, Minix, GNU, e todas suas variantes. É a esse povo do
> Unix que as grandes corporações de hardware devem visar. IMHO.

Não sei se entendi a frase acima.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org