Re: Alo!!!

On Thu, 2014-06-05 at 01:32 -0300, Augusto wrote:
> Oi
>

> A idéia do DEBIAN (e do LINUX de um modo geral) é bastante simpática
> para mim.
>
> Um S.O. que seja livre, e não dependa de interesses econômicos de
> empresas, muitas vezes, bastante distanciados dos interesses dos usuários.
>
> Infelizmente não temos uma 'distro' brasileira, o que seria o ótimo...

Como já disseram, existe/existia o Kurumin, mas a meu ver a própria
ideia de uma distribuição nacional não faz muito sentido.

> Bom, sou analista de suporte e falo razoavelmente bem o inglês. Caso eu
> queira ajudar, que posso fazer?

Por outro lado, o Debian se propõe a ser uma distribuição universal e,
como diversas outras, possui esforços de internacionalização. Se o seu
inglês é bom, algo muito útil que você pode fazer é participar de alguma
tradução.

Existe uma lista (https://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/) que
congrega os esforços. Se você ainda não tem ideia do que traduzir,
talvez possa perguntar por lá se alguém está aceitando ajuda. Ao que me
lembro alguém por lá começou a traduzir o Debian Handbook
(http://debian-handbook.info/) e também uma atualização do manual de
segurança do debian
(https://lists.debian.org/debian-l10n-portuguese/2014/05/msg00011.html).

> Tenho pouco conhecimento de programação... trabalho (ou trabalhei... sou
> aposentado) mais com administração de sistemas.
>
> Acho incrível que, um sistema como o DEBIAN 7.5, do qual baixei os 03
> DVDs, ainda tenha problemas com drivers...

Drivers são historicamente PITA dos usuários de software livre, eis que
a maior parte são blobs proprietários de empresas que não compartilham
dos ideais da comunidade. Ainda assim, o Debian tem uma boa política de
auxiliar os usuários que necessitem de uma solução de compromisso para
fazer seus equipamentos funcionar. Normalmente, basta adicionar a seção
non-free ao seu arquivo /etc/apt/sources.list.

> Minha placa de vídeo não funciona pela HDMI... Nada, nem imagem e nem
> som. Eu poria isto no DVD 01... Todos os Drivers...

Vire desenvolvedor e tente mudar a mentalidade dos demais.

Bem vindo!

--
André N. Batista
GNUPG/PGP KEY: 6722CF80