apt-get ou aptitude?

Caros,

Há um tempo atrás ouvi dizer que a família de utilitários apt vai dar lugar exclusivamente ao aptitude no futuro.

Verdade ou mentira, resolvi estudar e comecei a usar o aptitude, até então inédito pra mim. Consigo realizar as mesmas operações que fazia quando com apt-get, e sem dificuldades.

A exceção ocorre quando eu rodo 'aptitude search'. O que visivelmente difere do resultado de 'apt-cache search'. Os critérios de pesquisa não são os mesmos em ambos (nome do pacote e descrição resumida)?

Além disso, quando pesquiso com o aptitude, os resultados tendem a ser mais limitados, e eu não consigo ampliá-los com 'aptitude seacha pacote*' por exemplo.

Qualquer dica, ajuda, sugestão, (RTFM), etc. será bem vinda.

Abraços