Re: Ubuntu EDGE

Para aqueles que querem gastar suas posses com projetos realmente importantes:

http://www.debian.org/donations

http://www.vim.org/sponsor/

São só exemplos

Em 25 de julho de 2013 00:42, André Nunes Batista <andrenbatista@gmail.com> escreveu:
On Tue, 2013-07-23 at 17:48 -0300, Linux - Junior Polegato wrote:

> Cara, o que chama a moçada ("acho que estou virando dinossauro -
> rsrsrs") hoje para os eletrônicos? Jogos, cores, movimento,
> interatividade, música e vídeo, alguns gostam de livros, ao alcance dos
> dedos, compartilhar o que pensa em qualquer lugar a qualquer momento,
> tirar uma foto e postar imediatamente, mesmo que tudo isso tenha um
> valor agregado, e terá, na forma de propaganda ou cobrando do usuário.
>
> O que a Canonical está fazendo é tornando isso real para a moçada e
> fincando mais uma estaque do "eu estou aqui e com Linux", pois se não
> [...]

Até algum tempo atrás eu acreditava nesta ideia. Instalei na máquina de
algumas pessoas, mostrei para tantas outras. Eles de fato vinham fazendo
um bom trabalho em tornar o debian um "produto" para o mercado de
desktops. Se fosse para trazer pessoas do windows ou osx, ótimo.
Certamente seria um passo enorme de aproximação com a comunidade de
software livre. Usar o firefox no windows em vez de ie já pode ser um
passo.

O problema é que, olhando em retrospectiva, a Canonical não tem um
modelo de negócio com software livre. Eles jogaram o dinheiro do
Shuttleworth para montar o negócio, mas até o momento estão penando para
obter lucro. Aí a estratégia de manutenção é vigiar os usuários em nome
da Amazon e pedir doações para criar um novo produto? Que modelo de
negócio é esse?

Nisto ela acaba se aproximando demais do que o Google já faz com o
android e a captação da mensagem do software livre se difunde não apenas
na propaganda como no uso do sistema. Perde-se o referencial e a adesão
já não se faz mais por princípio algum, mas pelo produto, pelo hardware,
pelo marketing.

Não que eu vá impedir qualquer um de fazer doação pro Dia Feliz do
McDonalds, mas acho que isso tem muito pouco a ver com o Debian que
acabou de ir para o espaço com a NASA e recebe doações.

--

Luther Blisset
GNUPG/PGP KEY: 6722CF80

I challenge you to play the game in which there is no loser but
everything is fun and worthwhile!