Re: Ubuntu EDGE

Xingar os outros é fácil.  Difícil é ganhar dinheiro com software livre.

Não me refiro a fazer servicinho por aí, mas ter uma empresa com estratégia baseada em software livre e faturando seu primeiro milhão.

Red Hat fez isso.  Depois a Suse fez isso.  IBM, HP, etc.  Agora a Canonical está fazendo isso.

Enquanto a maioria das pessoas que vive de software livre não tem a menor idéia de como tornar isso uma realidade rentável - e uma grande maioria vive de trabalhos em órgãos governamentais, não no mundo empresarial - algo como 15 a cada 10 pessoas, apenas alguns conseguem ver o software livre como estratégia.

No último FLISOL, durante uma mesa redonda sobre empresas de software livre, eu perguntei isso.  A maioria não tinha a menor idéia.  Mas todos eram super responsáveis sobre utilização de licença e commit de código no github.  Isso não faz uma empresa andar.  Se acha que estou errado, esteja à vontade pra iniciar o seu negócio e mostrar que estou errado.

Por mais que não se goste da estratégia da Canonical, não se pode negar que ela fez o Debian chegar a todos os desktops.  Chamou de Ubuntu, e botou outra carinha nele, o Unity.  Mas é Debian.

Quem nunca se interessou por Linux, vai continuar usando Ubuntu como usava Kurumim.  Quem gostar, vai usar apt-get na linha de comando, vai aprender a usar dpkg, vai trocar o Unity por Gnome, KDE, Enlightment, Window Maker ou qualquer outro gerenciador de janelas, e virá buscar informações no Debian.

E por isso (além de outras coisas mais) eu gosto da Canonical.  E se puder, comprarei o telefone deles.  Espero não ter de esperar chegar no meu primeiro milhão pra isso.