Re: Acabei de instalar Debian Squeeze, problemas básicos

Ola

2012/11/13 Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@gmail.com>:
> Olá pessoal, acabei de trocar meu Xubuntu 12.04 para o Debian Squeeze
> 6.0. No entanto, não entendi algumas coisas.
>
> 1 - Porque não posso usar o Terminal Comum como root?
> Sempre que coloco
> $ sudo su
> Diz que "is not in the sudoers file.  This incident will be reported."
> O que eu posso fazer para poder acessar o terminal comum e utilizar

Questões de segurança.
O sudo precisa ser configurado para que somente usuários e ou
programas autorizados possam se utilizar da sua função, iniciar uma
sessão como outro usuário. O su também e útil para fazer tal
substituição.
Use o visudo para configurar o sudo.

Mas, o sudo e útil somente quando se quer delegar funções de root a
outras pessoas ou programas (scripts).
Para administração regular, e melhor abir um terminal já como root,
olhe no menu de programas, o conjunto acessórios, la tem o "root
terminal", ao lançar, será perguntado a senha do root, e em seguida
uma shell como root sera aberto. Agora e só fazer o que precisa sem
ter que ficar digitando 4 letras a mais que o comando necessário.

E, em de do apt-get, use o aptitude.

O comando mais sem sentido que vejo por ai e sudo su -. Para que, se
só o su - já e o suficiente? Ah... para não pedir a senha (não acha
isso inseguro?).

Paulino