Acabei de instalar Debian Squeeze, problemas básicos

Olá pessoal, acabei de trocar meu Xubuntu 12.04 para o Debian Squeeze
6.0. No entanto, não entendi algumas coisas.

1 - Porque não posso usar o Terminal Comum como root?
Sempre que coloco
$ sudo su
Diz que "is not in the sudoers file.  This incident will be reported."
O que eu posso fazer para poder acessar o terminal comum e utilizar
$ sudo apt-get install programa
- Normalmente? -

2 - O Grub inicia com Dois Debians, o i486 e o i686. Conbsiderando isso:
- Eu estou com um netbook 1.6 Ghz e 1Gb Ram, qual é o mais apropriado para mim?
- Como faz para eliminar um dos dois da inicialização do Grub?

Não achei as respostas para minhas questões, tomara que as respostas
venham até mim. :S
Obrigado desde já :)

--
Thiago Zoroastro - Estudante da UFSJ
Membro do Centro Acadêmico de Filosofia Leônidas Hegenberg

www.beatitude-beatnik.blogspot.com/
www.twitter.com/thiagoZoroastro

"O mundo cada vez mais está tomando noção de que é um único organismo, e um
organismo que insiste em lutar contra si mesmo, está condenado à
destruição." - Carl Sagan