Apt-get/aptitude querem remover meu sistema inteiro.

Saudações.
Mais uma vez tive que refazer um servidor porque, tanto o apt-get como o aptitude começaram a apresentar problemas.
Quando tento instalar qualquer programa eles querem remover cerca de 300 pacotes do meu sistema, no mínimo o gnome inteiro e mais alguns pacotes.
Estou tentando instalar só o Openssh-server e ele faz isso.
Tento um "apt-get -f install" e a situação é a mesma, ele quer desintalar tudo.
Houve uma outra situação onde escolhi <sim> e ele realmente desinstalou tudo.

Alguém tem ideia de como resolver isso???