Servidor de terminais nativo

Saudações.
Tenho um servidor de terminais para thinclients baseado no LTSP mas, vez ou outra, tenho alguns problemas com ele que acabo ficando preso a algumas situações.
Sei que o Unix é, originalmente, voltado a servidor de terminais, então penso que o linux também tenha herdado essa capacidade, mas não acho nenhum material que possa me orientar de como fazer um servidor de terminais para thinclients sem depender de um projeto já pronto e, aparentemente, abandonado como o LTSP.

Alguém sabe como crio um servidor de terminais diretamente no Linux Debian sem ter que recorrer a projetos prontos??????

Obrigado.