Re: Restaura_Sistema

Em 22 de março de 2012 14:47, Fernando Mercês <nandu88@gmail.com> escreveu:
> André,

Olá Fernando,

> Eu não acho que essa solução deva depender de filesystem ou qualquer
> outro driver de baixo nível, nem imagens de discos, dd etc.

Desculpe Fernando, mas deixe-me ver se eu entendi bem, o seu argumento
para contrapor os meus argumentos é o "eu não acho"? Bastante
subjetivo não?

> Penso no seguinte:
>
> - Criar ponto de restauração
> Salvar estado do kernel em utilização, módulos, arquivos em /etc,
> pacotes instalados etc).

"estado do kernel"... outra coisa bastante subjetiva né? O que você
quer dizer com isso?

> - Restaurar
> Voltar com os pacotes na versão do ponto de restauração, as
> configurações em /etc, os módulos e o kernel anterior.

Voltar com os pacotes? Sério? Você acredita que isso seja algo tão
trivial assim? E o custo computacional envolvido neste procedimento?

Veja, um dos meus argumentos é que o processo de restauração a um
estado anterior deve ser o mais transparente e instantâneo possível.

> É basicamente isso que o Windows faz, com as diferenças do SO
> (registro, por exemplo), claro.

Normalmente não tenho problemas com o windows mas este é um caso que
eu tenho. Por que raios devemos nos inspirar nele se podemos fazer
algo melhor?

> Abraço.

Espero que não pareça que estou querendo alimentar trolls ou coisa do
tipo, só estou querendo manter a discussão em um nível não tão
subjetivo.

> Att,
>
> Fernando Mercês
> Linux Registered User #432779
> www.mentebinaria.com.br

Atenciosamente
André Ribas

PS. Se o objetivo é aprender a usar o dd para fazer uma imagem do
sistema instalado então me desculpo com os integrantes da thread e me
retiro do assunto por não ter interesse em algo tão trivial e batido.