Re: O Debian morreu

Tiago com toda a certeza comparando o Debian ao Ubuntu, o Ubuntu é muito mais simples para usuários finais. Porém como ja foi citado eu não acho o Ubuntu uma distro perfeita para servidores devido a sua atualização ser semestral, isso é muito perigoso, pois sempre no Ubuntu temos os softwares "mais novos" independentemente se são estáveis ou não. No caso da comunidade Debian isso não acontece, uma versão só se torna estável se ela realmente é ESTÁVEL.

Mas pensando no meu histórico no mundo GNU/Linux, eu comecei a usar GNU/Linux através do Ubuntu 5.04 (pois tinha medo de não conseguir instalar Xfree86 no Debian naquela época) e depois usei em seguida o Debian Etch (4.0 também com Xfree86) e nunca mais mudei, se compararmos esse histórico e pegarmos qualquer um dos dois sistemas tanto o Debian quanto o Ubuntu, cara eles evoluíram muito!

Mas com certeza o Ubuntu pensa mais nos usuários finais (do tipo "você quer instalar um plugin de proprietário? sim| não") independente da licença do software (livre, não livre ou "semi-livre"), o Debian tenta sempre procurar uma alternativa livre para softwares que comumente só existem no mundo proprietário (exemplo clássico pra isso é o Firefox que foi transformado em Iceweasel devido ao pessoal da comunidade Debian não gostar da licença do Firefox), mesmo assim isso não implica que o Debian seja um sistema GNU/Linux totalmente livre, pois alguns firmwares de fabricantes malditos que habitam nosso Kernel ainda são fechados (palavras estas citadas na Campus Party 2011 por Alexandre Oliva da Free Software Foundation).

Eu acredito que o Debian não morrerá, principalmente para as pessoas que buscam licenças livres e servidores que não usem softwares não testados pela comunidade.

E eu também acredito que o Ubuntu não morrerá, devido ao usuário final o achar simples (experiência própria pois as máquinas que eu pego pra formatar em casa que são de amigos meus eu coloco um Ubuntu, mesmo que seja dual-boot).

Essa é minha opinião, comentem :D

Abraço a todos