Re: Proxy POP/SMTP

Bom dia Faw!

Se você só quer configurar o proxy para o chefe sair do seu pé, tranquilo,
configure um SMTP relay/proxy dentro da rede, configure os clientes para
usar ele, mande o resto para a Locaweb ou use um SOCKS proxy para fazer a
parte de interceptação (e mais algum malabarismo pra fazer o que você
precisa).

Obrigado pelas dicas Faw porém tenho 0% de conhecimento em SMTP relay/proxy
você teria algum tutorial sobre isso para me recomendar?

A conversa antes do cenário imaginário era: não importa o que você faça,
o vazamento pode acontecer, então a "ilusão" de estar seguro pode ser
ainda mais prejudicial.

Concordo, como disse para o pessoal da empresa... mesmo que o acesso a internet
seja 100% restrito ainda existem impressoras e papeis ^^ que podem ser levados para
casa ^^

100% de restrição e 100% de segurança são idéias absurdas, concordo com isso
plenamente

Você pode usar SPF e Domain Keys para ajudar a forçar que as mensagens só
sejam enviada a partir dos seus servidores, mas isso depende do servidor
de email (e não sei se a Locaweb oferece isso).

Novamente pergunto... você tem algum tutorial/material sobre isso pra recomendar?
Livros também são bem vindos ^^

Mesmo se ele usar tor?  Ou um sshjump/VPN?  :-)

Em muitos lugares a ideia é simples, se o cara tiver acesso a web, em
especial à porta 443, ele pode ter um serviço de VPN na outra ponta e
passar todo o tráfego sem você saber. Claro, você pode apostar na
ignorância dos seus usuários em não saber como implementar isso.

Eu apostaria que um usuário está disposto a aprender e tentar de tudo
para garantir o acesso dele ao Facebook/Orkut e joguinhos.

Concordo... mas isso é uma constante batalha entre adms de sistema e usuários,
o acesso é restrito até que se prove o contrário.

Note que a questão aqui é determinar o que é importante:

 * Evitar e identificar vazamento de dados
 * Monitorar cada passo dos usuários

A idéia é monitorar e passar uma "lista" para que os supervisores determinem o que
é "sacanagem" e o que "não é sacanagem" não cabe a mim determinar o que é errado
ou certo, cabe a mim criar um relatório com uma porcentagem de pelo menos 50% de
acerto

[...]
> Isso funcionaria no meu caso... porém desta forma terei que ter um
> espaço gigantesco de armazenamento em algum canto... e isso eu não
> tenho, infelizmente.

Acho que não é tão gigantesco assim. :)

Talvez você tenha razão... preciso fazer um teste

Obrigado pela ajuda! :D

--
Rafael Henrique da Silva Correia
http://abraseucodigo.com.br