Re: Proxy POP/SMTP

Olá,

Seria ótimo se você configurasse seu cliente de email para fazer
citação adequada das mensagens/respostas.

On 14-10-2011 18:29, Rafael Henrique da Silva Correia wrote:

> Uso do 3G não é permitido até que se prove contrário (celulares) porém
> vamos pré-supor na minha questão que isso não seja levado em
> consideração... considere um ambiente "imaginário" onde não exista 3G

E é exatamente aí que a conversa mais ou menos acaba.

Você quer um proxy pop/smtp/imap para monitorar ações indevidas.
 - Se as ações são indevidas, elas provavelmente são proibidas.
 - Se o 3G é uma ação proibida, ele provavelmente pode ser usada para
   contornar outras ações indevidas

Se você só quer configurar o proxy para o chefe sair do seu pé, tranquilo,
configure um SMTP relay/proxy dentro da rede, configure os clientes para
usar ele, mande o resto para a Locaweb ou use um SOCKS proxy para fazer a
parte de interceptação (e mais algum malabarismo pra fazer o que você
precisa).

A conversa antes do cenário imaginário era: não importa o que você faça,
o vazamento pode acontecer, então a "ilusão" de estar seguro pode ser
ainda mais prejudicial.

Você pode usar SPF e Domain Keys para ajudar a forçar que as mensagens só
sejam enviada a partir dos seus servidores, mas isso depende do servidor
de email (e não sei se a Locaweb oferece isso).

> Gmail, Yahoo e todo o resto estão bloqueados, o cara só usa o email
> que lhe foi concebido por nosso domínio juntamente a nossa amiga
> Locaweb

Mesmo se ele usar tor?  Ou um sshjump/VPN?  :-)

Em muitos lugares a ideia é simples, se o cara tiver acesso a web, em
especial à porta 443, ele pode ter um serviço de VPN na outra ponta e
passar todo o tráfego sem você saber. Claro, você pode apostar na
ignorância dos seus usuários em não saber como implementar isso.

Eu apostaria que um usuário está disposto a aprender e tentar de tudo
para garantir o acesso dele ao Facebook/Orkut e joguinhos.

> Nosso "plano" na Locaweb não permite criptografia (isso é uma merda,
> sim eu sei, porém é assim)

Lindo. :)

Me lembra o UOL há uns anos.

[...]
> A cópia de dados pode acontecer.. sempre pode.. é inevitável e não
> quero pensar em métodos fora do "padrão" inicial estabelecido...
> apenas quero imaginar que ele terá seu MTA e enviará emails através
> do nosso domínio cadastrado no Locamail da Locaweb.. mais nada

Note que a questão aqui é determinar o que é importante:

 * Evitar e identificar vazamento de dados
 * Monitorar cada passo dos usuários

[...]

Acho que não é tão gigantesco assim. :)

Abraço,