Re: Proxy POP/SMTP

Olá,

Oi novamente! :)

On 14-10-2011 18:34, Rafael Henrique da Silva Correia wrote:

> Isso vai agir no psicológico, e isso já existe porém mesmo assim tem
> SEM VERGONHAS que não dão a mínima para o VNC rodando em suas
> máquinas

Se eles são "SEM VERGONHAS" por que eles continuam empregados/contratados?

Boa pergunta! Esse é um dos objetivos de fazer a auditoria nos emails e passar este relatório
aos supervisores para que eles decidam se o cara realmente está fazendo algo útil na empresa
ainda ou não

Soluções técnicas para problemas políticos/administrativos/sociais em raros
casos são boas soluções.

A idéia não é EU decidir se o usuário é ou não é mal intencionado, a idéia é eu passar
um relatório "mensal" (com uma certa porcentagem de relevância) para seus supervisores
de todo o tráfego gerado por este usuário durante este período, e este supervisor analisar como
anda o seu setor em relação a isso

> A idéia não é a banda... a idéia seria restringir/logar quando um cara
> enviar uma mensagem a certos domínios por exemplo

E sim, isso é possível, como já foi dito usando qualquer servidor de email
em Linux, mas eu não sei se a Locaweb vai fazer isso para você, uma vez
que eles devem compartilhar o servidor de emails entre vários clientes.

Sem falar da parte de notificar o usuário que você vai monitorar, rastrear
e usar as ações que ele faz dentro da empresa. Os recursos sendo ou não da
empresa, você precisa deixar os usuários cientes disso.

Eles com certeza ficarão cientes que o tráfego é monitorado, e sobre a Locaweb
com certeza eles não estão nem ai para essa questão que estou pensando

> Concordo plenamente... mas vamos pré-supor como falei ao Faw que 3G não
> exista na questão

É um cenário, e em cenários não-realista e daí tudo pode acontecer. Podemos
supor, por exemplo, que você contrate o Professor Xavier para monitorar as
mentes dos funcionários. :-)

Realmente. Porém não quero pensar em 3G agora. Sobre o Professor Xavier seria uma
idéia legal porém não sei onde ele mora :-)

> Com certeza... estamos em planejamento com isso. Porém a política da
> empresa ainda é muito "imbecilizada" infelizmente.

Ahhhh... eis a questão. :)

Talvez a conscientização precise começar pela alta diretoria para
entenderem que a "falsa sensação" de monitoramento/segurança é muito
ruim, não só para a empresa, mas para os funcionários e para a área
de TI.

Exato mais isso exige um certo tempo e credibilidade (do setor de TI e dos gerentes de TI),
quando os "cabeças" da organização são antigos (na forma de pensar) e não acham que TI
seja uma parte importante da empresa isso torna-se mais difícil de acontecer

Obrigado pela ajuda!

--
Rafael Henrique da Silva Correia
http://abraseucodigo.com.br