Re: 2 links (virtua + speedy) simultaneamente

On Fri, 03 Jun 2011, Harlei Liguori Marcelino wrote:
> Uhm, parece funcional... mas nunca trabalhei com ip route... se eu entendi
> direito, se eu quiser, por exemplo, direcionar o trafego da página do terra
> (exemplo) para a eth2, ligada a um virtua (ou seja, nao tem IP fixo e sempre
> é valido), como faria esta regra?

Vai ter que escrever hooks para o pppd/dhcpd.

Vai precisar colocar o source-routing para um dos lados (provedor 1 ou 2)
usando ip rules, conforme os exemplos já enviados.  Para o resto do tráfego,
pode usar uma ip rule sem source routing com prioridade mais baixa.

Segue o que fiz para uma situação semelhante um tempo atrás.  Rodava em
Lenny, você vai ter que ver se funciona em Squeeze ou se mudou alguma coisa
no dhcpd (no pppd, duvido que tenha mudado muito).

Verifique e modifique a gosto (TERÁ QUE MODIFICAR), não fiz para ser fácil
de reconfigurar ou coisa parecida...  eu tinha 30 minutos para resolver o
problema.

E é para uma mistura de ethernet pura com DHCP, e PPP.  Se for dois PPP ou
dois etherhet com DHCP, vai ter que mexer bastante.  Enquanto os dois links
estão no ar, ele prefere um para umas coisas, e o outro para outras coisas
(veja a parte que fala em VoIP).  Se um dos links cai, sai tudo pelo outro.

Fica ao seu encargo ler os scripts, ler os manuais do dhcpd e pppd, e
descobrir o que fazer com eles.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond