Re: Iniciar "X" remotamente.

2010/12/12 Cleber Ianes <cleberianes@yahoo.com.br>:
> Saudações pessoal.
> Uso linux a vários anos e até hoje não consegui utilizar uma função
> teoricamente básica...
> Não consigo executar o X como terminal remoto.
> Já segui alguns tutoriais ou receitas de bolo, não achei nada que explane
> realmente como funciona esse serviço.

Ola,
Não entendi exatamente o que quer fazer, portanto vou passar somente
informações.
Primeira coisa e entender como sistema gráfico "X Window System" funciona.
Ele e dividido em duas partes, o servidor e o cliente.
O Servidor e a parte que fornece a interface entre as diversas partes
do hardware e com o usuário.
Cliente e o programa, que se conecta no servidor.
Em um ambiente local, quem e o servidor e quem e o cliente esta bem definido.
Em um ambiente remoto, as coisas ficam aparentemente invertido, o
servidor e que se conecta ao cliente,
no local remoto existe um daemon (programa servidor, xdm) esperando
pela conexão de um servidor X11, quando o XDM recebe uma conexão,
executa um cliente que se conecta a o servidor X11. O cliente pode ser
um window manager.
Na pratica, instale um xdm (ou kdm ou gdm, etc) e configure para
receber conexão pela rede. No cliente, acione o servidor X11 com o
comando (de um console root) X --query host.de.onde.o.xdm.roda . Ou
diga ao xdm local, para conectar em um sistema remoto. No lugar do X
pode usar o xnest e ou xephyr, e necessário iniciar em um novo
display, o comando básico, se não me engano seria:
xnest :1 --query host.de.onde.o.xdm.roda
xephyr :2 --query host.de.onde.outro.xdm.roda

Veja que no remoto (servidor) não e necessário ter um servidor X11
rodando, somente o xdm, programas e bibliotecas necessária, e não
precisa ser a mesma arquitetura do "cliente", pode ser conectar um
i386 em um s/390, tão pouco ser o mesmo sistema operacional (pode
conectar o Windows em um Linux, o inverso também e possível, mas ai já
é outra história). E necessário configurar o xdm para não subir o
servidor X local.
Também e possível rodar programas individuais, desde que, possua um
canal de comunicação aberta entre as partes,  atualmente esse canal e
uma sessão ssh com a opção de X forward (e necessário habilitar no
sshd_config).
ssh -X host.remoto
Conecta normalmente, mas permite abrir um programa X11(um emulador de
terminal, xterm por exemplo).
ssh -X -f host.remoto xterm &
abre o ssh e roda o xterm remoto e libera a shell, necessário ter um
agente para processar o pedido de senha.
Único programa que não se pode rodar assim, e o window manager.

* xdm, gerenciador qualquer de login, como o proprio xdm, o kde (do
kde) o gdm (do gnome), e muitos outros.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br