[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Iniciar "X" remotamente.



Em 12-12-2010 17:55, Cleber Ianes escreveu:
Saudações pessoal.
Uso linux a vários anos e até hoje não consegui utilizar uma função teoricamente básica...
Não consigo executar o X como terminal remoto.
Já segui alguns tutoriais ou receitas de bolo, não achei nada que explane realmente como funciona esse serviço. No momento tenho um servidor de teste rodando em uma máquina virtualbox e quero acessá-lo pelo desktop para testar esse sistema de configuração. Já alterei os arquivos /etc/X11/xdm/Xaccess, colocando um * para permitir que todos pudessem acessar, no /etc/X11/xdm/xdm-config comentei a linha "DisplayManager.requestPort:", no arquivo /etc/X11/xdm/Xservers comentei a linha :0 local /usr/X11R6/bin/X. E sempre que tenho o comando "X -query 192.168.0.2" a partir do desktop, recebo a mensagem "X: user not authorized to run the X server, aborting".
Alguém tem informação de como devo proceder????
Alguém conhece algum material (em português) que detalhe esse funcionalidade???
Obrigado.

Olá,

Você tem várias variáveis aí no meio do processo dependendo do tipo de acesso.

O comando "X -query 192.168.0.2" vai abrir o X no seu computador e rodar o gerenciador de seção do computador remoto, via protocolo XDMCP, então precisa ter um gerenciador de seção rodando lá, tipo XDM, GDM ou KDM, aí vai abrir a mesma tela de login e senha que abre quando está no computador remoto. Uso isso para quando tenho vários usuários compartilhando um mesmo computador parrudo e seus terminais são modestos e se tornam terminais burros. Ou ainda quando uma pessoa está em outro computador da rede e quer acessar o seu computador como se estivesse nele. Como somente uso GDM, na tela de login do GDM tem, no menu "Ações", a opção "Executar o Seletor XDMCP", que no fundo executa "X -indirect localhost". Em vez do X, pode usar o Xephyr para emular o X em uma janela, isso permite criar multiterminal quando se tem vários conjuntos de teclado+mouse+monitor num mesmo gabinete. Explore essas ideia, fazem parte do meu dia-a-dia na rede.

Nas alternativas acima, você se conectar do gerenciador de seção sobre o X rodando localmente. Uma outra forma é usar a seção em andamento, como o Xvnc, aí tudo que fizer é visto no monitor do computador remoto, ou criar seções isoladas com VNC ou Xnest que não são perdidas ou se perder a conexão, isto é, por exemplo, você está conectado via VNC e está no meio de uma texto, desconectar, se reconecta num momento depois sem desligar o computador e está tudo igual de quando parou.

Uma outra forma, é quando se deseja apenas abrir um aplicativo do computador remoto, aí se loga nele via SSH, atribui à variável de ambiente DISPLAY o seu IP:DISPLAY, com, por exemplo, "export DISPLAY=192.168.0.1:0", e executar um programa gráfico, tipo "xclock" para testar, aí o aplicativo vai rodar no computador remoto, mas vai "aparecer" na sua área de trabalho.

Em todos os casos deve-se tomar cuidados com acesso via internet, um por segurança e outro por direcionamento de portas.

[]'s
           Junior Polegato


Reply to: