Re: [OFF-TOPIC] Projeto Sniffer de email

> Olá Edson,
>
> Não entendi bem a ideia do seu projeto, mas sugiro que você - e quem
> mais engajar no projeto - foquem o trabalho nos relatórios e
> estatísticas, já que esta sim é a tarefa mais chata de se fazer.
> Capturar e-mails em vias gerais é algum relativamente fácil de se
> fazer (pelo menos da forma como eu preciso faze-lo no meu trabalho em
> que tenho acesso irrestrito ao mailserver - como disse posso ter
> entendido mal a sua ideia) e sendo assim, acredito, não haveria muita
> razão para duplicar esforços.

Então, a idéia por detrás disso seria justamente para uso em ambientes
em que não há um controle direto do servidor de emails. Muitas
empresas usam serviços de hospedagem externos pra isso, e nesses
casos, fazer configurações de monitoramento e/ou backup pode não ser
possível. Eu pelo menos tive essa necessidade certa vez.

Algo que eu pretendo incluir nas opções do programa, e que é muito
simples, é a escolha entre salvar ou não o conteúdo das mensagens.
Nesse caso, seriam coletados apenas os dados elementares, para
obtenção de dados mais estatísticos mesmo.

Mas, eu achei que seria útil poder interceptar as mensagens e
arquivá-las em um banco de dados.

> Quanto a dificuldade do parser em e-mail, fica a dica de pegar um
> webmail na linguagem de sua preferência e de código aberto para
> aproveitar esta parte do código que certamente já está funcionando e
> estável.

Sim, eu pensei nisso, e até cheguei a pegar o Roundcube, mas não
programo em PHP, e pra falar a verdade, detesto WEB. Aliás, nem sou
propriamente um programador, mas sei conheço bem C, e gosto muito de
trabalhar com ela.

Boa idéia. =)