[OFF-TOPIC] Projeto Sniffer de email

Olá, pessoal.

Estou escrevendo essa mensagem para pedir a ajuda e opinião de vocês
com relação a um projeto pessoal que estou pensando em iniciar.

Sou aluno do último ano do curso de Bacharelado em Ciência da
Computação de uma faculdade pública paulista, e estou fazendo meu
trabalho de conclusão de curso. Escolhi fazer um sniffer de email, uma
espécie de grampo eletrônico mesmo, mas para mensages de email, a
exemplo de programas que já existem para outras aplicações, como
IMSniff, por exemplo.

Acabei me baseando num software já existente, chamado Mailsnarf,
componente integrante de um pacote de ferramentas chamado DSniff [1]
(disponível nos repositórios do Debian, inclusive).
Minha versão é um pouco mais elaborada, e sua principal diferença é
que ela salva as mensagens em um banco de dados MySQL. O programa já
está bem mais completo, com correções em relação ao original, e tem se
apresentado estável e ágil nos testes que tenho feito.

Pois bem, minha intenção com isso é poder tornar esse projeto algo
realmente útil, que possa ocupar um espaço que eu considerei ainda
vago quando escolhi desenvolvê-lo, e que me permita contribuir um
pouco de volta à comunidade que tanto me ajudou todos esses anos.

Um ponto importante desse projeto é que ele ainda é imcompleto, uma
vez que uma parte indispensável à utilidade verdadeira desse software
seria uma interface de consulta para esses dados, prefenricialmente
web, o que não estou disposto a fazer. Quem já deu uma olhada nas
mensagens de email atuais deve ter idéia da complexidade que é para
exibí-las na tela, cheia de seus tipo MIME, multipart, HTML,
codificações em diversos charsets, etc, exigindo um processo de parse
meio chato. Por esse motivo mesmo é que a segunda parte de meu
trabalho de conclusão será implementar um servidor POP a partir do
qual essas mensagens possam ser recuperadas, deixando assim a parte de
"decodificação" do email para qualquer cliente comum, como
Thunderbird, Outlook, etc.

Bom, esse email é só para fazer uma sondagem prévia sobre esse
assunto, e pedir alguma orientação. Eu tenho o código, mas ainda
preciso torná-lo um pacote, licenciar por uma licença open-souce, e
toda a parte mais burocrática, por assim dizer, que um projeto exige,
e que eu não conheço.

Gostaria da opinião de vocês sobre isso, e também saber se há
interesse numa ferramenta assim, se há sugestões, ou pessoas
interessadas em contribuir com testes, etc. Além disso, indicações de
como dar início a um projeto desse tipo, onde divulgar,
disponibilizar, que cuidados tomar para não ter o código usurpado,
etc. Entendam, estive sempre do lado oposto até agora, apenas me
servindo dessas coisas, nunca contribuindo, e por isso a dúvida.

Nesse momento ainda não posso me dedicar a isso, pois primeiro preciso
terminar meu trabalho de conclusão, o que já me toma todo o tempo
livre, mas gostaria de já ir tendo uma idéia e mantendo um diálogo com
as pessoas interessadas, para clarear mais as idéias e ter idéia do
rumo a tomar.

Mando a mensagem nessa lista pois é a maior que participo, e uma das
que mais gosto. Pra quem chegou até aqui, obrigado pela atenção, e
espero que possamos conversar. =)

[1] http://www.monkey.org/~dugsong/dsniff/