Re: Necessidade de recompilar kernel

Em 20/3/2009 14:56, Edson Marquezani Filho escreveu:
Eu diria que ignorância é ignorar o fato disso ser útil.

ignorância : ato de não conhecer, ignorar o conhecimento.

O ponto em que quero chegar é: realmente faz alguma diferença na
prática esse lance de enxugar o kernel, deixar ele só com o básico
necessário, remover o supérfluo e tal? Coisas do tipo: "Ah, se for um
servidor firewall, melhor deixar o kernel o mais básico possível e
tal."

Não sei, mas eu sempre achei desnecessário, um pouco de superstição.
Até mesmo porque essa necessidade nunca se fez presente no dia-a-dia
pra mim.

Mas claro, posso justamente estar um tanto quanto ignorante no
assunto, por isso o questionamento.

No Flames,

O que eu chamei de ignorante foi o comentário infeliz acima, sobre suas dúvidas a minha opinião segue.

O motivo principal realmente é o que você já citou, tirar o que não precisa e deixar apenas o que vai ser útil, além de deixar os drivers essenciais para serem compilados junto com o kernel ficaria mais rápido pois o sistema não teria que carregar todos os módulos no boot, iniciar os daemons em paralelo (os que não possuam dependências ainda não satisfeitas). Mas enfim a diferença de desempenho não vai ser perceptível a menos que em situações extremas.

Outro motivo talvez seria personalização de alguns recursos built-in.

Hoje o kernel do GNU/Linux é usado em diversos tipos de aparelhos como celulares, MIDS, TVs e etc. Isso acontece exatamente por ser um sistema de código aberto e de fácil personalização e expansão.

Isso e ignorância andam em caminhos opostos.

A[]'s