Como você usa Debian?

Pessoal,
O Paul Wise (dd) postou esse anúncio na lista debian-user, pedindo que as pessoas enviassem seus relatos pessoais de uso do Debian.
Estou trabalhando como tradutor para essa tarefa, para que tenhamos uma visão geral do uso que é feito do Debian em nosso país. Quem quiser participar pode postar como resposta a esse email mesmo, eu vou traduzir e mandar para ele. Segue abaixo a tradução e a msg original, em http://lists.debian.org/debian-user/2008/03/msg02475.html.

Olá a todos,

[Por favor, me incluam em cc nas respostas]

Nós já tivemos algumas informações do Líder do Projeto Debian [1][2], do time de lançamento[3], dos listmasters[4] e também de outras pessoas e grupos dentro do Debian [5][6][7][8][9]. "Algumas informações" quer dizer relatos interessantes e outras informações de determinadas pessoas ou grupos dentro do Debian. Porém, como uma das prioridades do Debian são seus usuários, eu gostaria de ver também "algumas informações dos usuários" na d-d-a (debian-devel-announce). Também pensei em um email separado para desenvolvedores somente, na d-p (debian-private) e talvez uma apresentação na DebConf 8 em agosto. Portanto, estou recolhendo impressões para estes emails e uma possível apresentação.

Se você está usando Debian no seu telefone, computador embarcado, laptop, desktop, servidor, rede,
equipamento de telecomunicações ou qualquer outra parte da sua infra-estrutura de informação, eu adoraria
saber.
Ao responder, diga-me tudo que quiser sobre o assunto. Aqui vão algumas idéias:

Para quê você usa Debian? Para gravar as últimas músicas da sua banda?

Fazer cartões de namorados para alguém? Ou talvez para equipar um satélite espião para fazer fotos
em alta-resolução dos barcos de tráfico colombianos na costa da Nicarágua?

Você tem algum projeto (pequeno ou grande) feito em Debian e gostaria de mostrá-lo?

Mesmo se você achar que é trivial ou desinteressante, nós gostaríamos de saber! Usar Debian para controlar o seu estoque de meias pode parecer desinteressante para você, mas...
Que pacotes você está usando? Você comprou uma bebida para um contribuidor Debian na DebConf? Você está usando pacotes de
alguma área geral do Debian (ciência, jogos, desenvolvimento, servidores)? O quê no Debian você acha que precisa de mudanças - você tem algum problema específico? Algum pacote necessita ser melhor mantido? Você tem o pacote popularity-contest instalado e funcionando? Se não, porque? Você sente falta de algum pacote que não está disponível para Debian, foi removido ou não está disponível para o Etch? Porque você está usando Debian, e não RHEL/Fedora?CentOS, Gentoo, Ubuntu, MacOS ou Windows (ou, a mesma pergunta, ao contrário)?

Você ganha a vida usando, personalizando ou instalando Debian? Quais são seus planos de uso de Debian para o futuro? A sua 'lista de desejos' para o Debian de 2007 tornou-se realidade? E qual é a lista para 2008?

O que o Debian significa para você?

De que formas você pretende contribuir para o Debian e/ou para o software livre em geral? Como podemos ajudá-lo a contribuir para o Debian ou para o software livre?

Na sua resposta, por favor indique quais partes são para debconf, d-d-a ou d-p. Por favor, indique também se você deseja permanecer anônimo, quer ver seus comentários atribuídos a você ou se não liga para isso. Eu vou ler todas as respostas públicas e privadas e fazer sumários para d-d-a e d-p. Dependendo do número de respostas e da minha "vida real", pode levar algum tempo até que eu responda, portanto, por favor, seja paciente. Infelizmente, eu só falo inglês, portanto se você quiser traduzir este email para a sua língua e traduzir respostas dos usuários para inglês e enviá-las para mim, por favor, fique à vontade para postá-las nas listas/fóruns nativos.

1. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/02/msg00009.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/02/msg00009.html> 2. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2007/11/msg00000.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2007/11/msg00000.html> 3. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2006/05/msg00015.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2006/05/msg00015.html> 4. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2007/10/msg00004.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2007/10/msg00004.html> 5. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00001.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00001.html> 6. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00002.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00002.html> 7. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/02/msg00007.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/02/msg00007.html> 8. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00001.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00001.html> 9. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00002.html <http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00002.html>

--
bye,
pabs

http://wiki.debian.org/PaulWise

***************************

Hi all,

[Please CC me in all replies]

We've had bits from the DPL (Debian Project Leader)[1][2], bits from the
release team[3], bits from the listmasters[4] and bits from other people
and groups within Debian[5][6][7][8][9]. "Bits from someone" simply
means interesting news and other information from some person or group
of people in Debian.

Since one of Debian's priorities is our users, I'd like to see a "bits
from the users" on d-d-a (debian-devel-announce). I also had the thought
of a separate email for developers only on d-p (debian-private) and
perhaps a presentation at DebConf 8 in August. So, I'm gathering your
thoughts for these mails and the possible presentation.

If you are using Debian on your phone, embedded computer, laptop,
desktop, server, network, telecommunications equipment or other part of
your information infrastructure, I'd love to hear from you.

When replying, tell me anything you want to, but if you can't think of
anything, here are some ideas to get you started:

What are you using Debian for? Recording your band's latest songs?
Making valentines for someone? Or powering a spy satellite to take
high-res photos of the Colombian drug boats off the coast of Nicaragua?
Do you have a project (big or small) made with Debian you'd like to show
off? Even if you think its trivial or uninteresting, we want to hear
about it! Using Debian for keeping track of your socks might seem
uninteresting to you, but... What cool package(s) are you using? Did you
buy a beverage for a Debian contributor at DebConf? Are you using
packages from a general area of Debian (science, games, development,
servers)? What about Debian do you think needs changing - do you have
any specific gripes? Is there a specific package that needs to be
maintained better? Do you have the popularity-contest package installed
and working? If not, why not? Are you missing certain packages that are
not available in Debian, were removed from Debian or are not available
in the last stable release (etch)? Why are you using Debian rather than
RHEL/Fedora/CentOS, Gentoo, Ubuntu, MacOS or Windows (or the other way
around)? Are you making a living using or customising or deploying
Debian? What are your plans for using Debian in the future? Did your
Debian wishlist for 2007 come true? What is your Debian wishlist for
2008? What does Debian mean to you? In what ways do you or do you intend
to contribute to Debian and free software in general? How can we help
you to contribute to Debian or free software in general?

In your replies, please indicate which parts are for debconf, d-d-a or
d-p. Please also indicate if you would like to remain anonymous, want
your comments attributed to you or don't care either way. I'll read all
public and private replies and make summaries for d-d-a and d-p.
Depending on the number of replies and my "real life" situation, it
might take a while to write up, so please be patient.

I'm unfortunately monolingual, so if you would like to translate this
mail to your language and translate replies from users to English and
send them to me, please feel free to post it to the non-English user
lists/forums.

1. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/02/msg00009.html 2. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2007/11/msg00000.html 3. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2006/05/msg00015.html 4. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2007/10/msg00004.html 5. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00001.html 6. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00002.html 7. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/02/msg00007.html 8. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00001.html 9. http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/01/msg00002.html