Re: Como você usa Debian?

Uso o Debian Lenny no meu desktop pessoal. Eu havia lido uma matéria sobre ele e sua filosofia numa antiga revista sobre linux, creio que por volta de 98 ou 2000, e gostei muito dela dentre as outras distribuições linux. Anos depois (muitos anos) comprei um computador para mim e finalmente pude instalar linux sem que outras pessoas reclamassem, e ainda cheguei a instalar o Ubuntu mas finalmente fui para o Debian (Sarge na época).
Utilizo muito o Debian como desktop normal. Editar textos e planilhas, ver vídeos, escutar música e navegar na internet é o que eu geralmente faço no Debian.
Na minha última instalação, na qual passei da versão 32 para 64bits eu tive algumas dificuldades na instalação de alguns pacotes, principalmente codecs de vídeos, mesmo lendo vários tutoriais na internet. Eles, os tutoriais, simplesmente não funcionam comigo. Mas antes, com a versão 32bits, tudo funcionava redondo e eu não tinha problemas desse tipo. Os codecs funcionavam, as legendas apareciam no Totem, e tudo era mais feliz. Por esses problemas, e por não estar fazendo quase nada em casa, tenho usado muito o Windows, pios basicamente nesse último mês meu computador serve apenas para ver filmes e séries. Mas sempre que preciso fazer alguma coisa fora isso vou para o Debian.
Também tive alguma dificuldade na utilização do bluetooth, pois só conseguia enviar arquivos do computador para o celular, mas não consegui mandar nada do celular para o computador.

Os programas que uso com mais frequência são:
- Gnome (ambiente gráfico)
- Flock + Iceweasel (browser)
- Pidgin (messenger)
- BrOffice
- Totem + RealPlayer + MPlayer + w32codecs (vídeo)
- Rythmbox (audio)
- Alguns jogos padrão do Gnome. Principalmente Majhog e Campo Minado
- GIMP (edição de imagens)

Infelizmente eu não tenho AINDA conhecimento suficiente para ajudar no Projeto Debian na parte de programação ou de tradução, por isso faço o que posso nas listas de ajudas a usuários. Mas espero que em breve possa contribuir com a comunidade para que ela continue crescendo!

Hugo Guimarães