Re: servidor win + estações linux+programas win no server como?

Márcio H. Parreiras escreveu:

2008/1/22 Fabio A Mazzarino <fabio.mazzarino@gmail.com <mailto:fabio.mazzarino@gmail.com>>:

    Márcio:

     Eu acho super-bacana lutar contra oq está errado. A Telefônica tá
    dando uma big duma mancada lá em casa. Eu poderia contratar outro
    telefone fixo, e outr serviço de banda larga, porém não existe nenhum
    tipo de serviço a altura da Telefônica, ou seja, é um oligopólio. A
    Situação hoje é que eu não consigo usar internet e male a male o
    telefone fixo. Faço isso pq a Telefônica *tem* que resolver meu
    problema.

     Porém a situação do nosso colega Anubis é outra. Ele tem nas mãos a
    administração da infraestrutura de uma empresa, e esta empresa não
    pode deixar de funcionar por conta de políticas errôneas e
    incoerentes. Pelo contrário ele tem que se adaptar para que a empresa
    funcione de maneira mais eficiente possível.

     Vinha falando esta frase há poucas semanas no trabalho: "É preciso
    saber a diferença entre oq pode ser feito e oq tem que ser feito". No
    caso ele pode ficar pressionando a CAIXA e o governo, mas ele *tem*
    que botar as coisas pra funcionar.

     Infelizmente às vezes esta é a realidade de muitos profissionais.

     Fabio.

Fábio,

Você tem razão, a briga é grande e o show deve continuar. É claro que uma empresa não pode parar de funcionar, então a curto prazo temos que nos virar. Só não concordo em ficarmos passivos e deixar que este tipo de situação se perpetue. Mas como dizemos aqui em Minas, "se o mingau está muito quente, a gente tem que começar a comê-lo pela borda do prato", então vou mostrar dois exemplos ocorridos comigo: Há algum tempo, uma empresa onde prestei serviços de suporte adquiriu um programa de controle de balanças eletrônicas, para plataforma Ruindows. Uma vez instalado, o dito cujo não quis funcionar e, depois de algum tempo quebrando a cabeça, descobrimos que ele dependia de algumas bibliotecas do MS Office, que não estava instalado nas máquinas. Em contato com a empresa fornecedora, cogitamos em devolver o software, falaram em multa por quebra de contrato, aí ameaçamos entrar na justiça, ou então que eles pagassem as licenças do MS Office (seriam duas). Moral da estória: se viraram e fizeram o programa funcionar sem o Office, acho que copiaram as DLL's e embutiram as mesmas nele :-) O segundo caso é antigo. No final de 1998 comecei a usar Linux, e possuia uma conta corrente em um banco. O programa usado para acessar a conta era um executável Ruindows, e acho que na época o Wine nem existia. Todos os dias eu mandava um e-mail reclamando, enchi o saco deles, eles retornavam dizendo que estavam trabalhando em uma solução, etc. Não creio que tenha sido apenas por minha causa, devia haver outros chatos reclamando, o fato é que depois de uns seis meses aboliram o programa e o acesso passou a ser feito em Java.
Em suma, a gente tem que se adaptar às situações, mas nunca se acomodar.

Voltando ao assunto principal do tópico, como eu já havia dito, acho que por enquanto a melhor solução para o caso do amigo Anubis é fazer um bom servidor Windows Server, instalar Linux nas outras máquinas e acessar com o rdesktop, assim pelo menos vai economizar na licença das estações e ficar livre de vírus nelas. Observação importante: não permita que ninguem use Internet no servidor em sites que não sejam absolutamente necessários e que não funcionem em Linux. Se possível, bloqueie com um firewall externo.

--
Márcio H. Parreiras @ Pedro Leopoldo - MG - Brazil
Marcio:

abraços.