Re: servidor win + estações linux+programas win no server como?

Márcio H. Parreiras escreveu:

2008/1/22 Guilherme Rocha <guilherme@gf7.com.br <mailto:guilherme@gf7.com.br>>:

    Oi Anubis,

    > programas:
    >
    >     * SEFIP
    >     * GRRF
    >     * Conectividade Social
    >
    > hehehe, agora alguem arrisca dizer que tem software similar no
    linux? :-D
    > haa, aqui só se usa o firefox, thunderbird e openoffice a muito
    tempo.

    Nossa amigo, pensei que você estava falando em "softwares
    específicos", pensei em algum controlador de prensa, geradores, ou
    algo assim.  Cara, no seu caso vc poderia usar até mesmo o VNC, como
    vc quer, pois SEFIP e GRRF, são gerados uma vez ao mês, em condições
    normais.  E o conectividade social, bem, ele eu n sei, mas o seu uso
    não é tão grande assim.

    Vc tem ainda a opção de virtualizar isso, sim, nas máquinas com QEMU,
    pois vc não vai ficar rodando XP em servidor por causa dessas poiocas,
    vai?

    Se esse for o seu problema, vc tem solução aih, basta aplicar!

    Abraços

    --
    Guilherme Rocha
    Mobile 55 71 92133568

O maior problema dos sistemas Micro$oft não é apenas a política escorchante das licenças, mas sim a sua instabilidade e vulnerabilidade, o que gera um alto custo em manutenção repetitiva (removem-se os vírus em um dia, no outro dia eles estão no sistema novamente, rindo da nossa cara). Mas vou deixar aqui uma outra crítica: O intrépido Governo do Brasil diz querer estimular o uso de software livre, então não dá para entender porque obrigam os usuários a usarem a plataforma Ruindows. A própria Caixa Econômica Federal está migrando para Linux e, para quem não sabe, já faz mais de um ano que o sistema da Loteria Federal, inclusive os terminais das lotéricas, roda em Debian. Mas o site do FGTS (o famigerado cmt.caixa.gov.br <http://cmt.caixa.gov.br>) foi feito para funcionar apenas no Internet Explorer e, pasmem-se, usando a JVM 1.4 da Microsoft, mais do que obsoleta, e cuja redistribuição ficou proibida depois que a Sun Microsystems entrou na justiça contra a empresa do Bill, alegando violação de propriedade intelectual (é, o feitiço às vezes se volta contra o feiticeiro, hehehe!). Sabemos que isto não é um caso específico da Caixa, acontece com quase todos os softwares da Administração Pública, os quais, diga-se de passagem, foram e são desenvolvidos para dificultar a sonegação e tirar serviço do lombo deles mesmos. Fica a impressão que o pessoal que os desenvolve não está nem aí, pois são concursados e não podem ser despedidos por preguiça e incompetência. Porque não respeitam os padrões da W3C? Porque não usam Java, a exemplo honroso da Receita Federal, que disponibiliza alguns programas para esta plataforma? Ou qualquer outra coisa que for multiplataforma? Acho que ao invés de ficarmos comprando licenças caras ou então nos virando para rodar estes excrementos em emuladores, VM's, etc., o que realmente deveriamos fazer é muita pressão. Se um bom número de usuários reclamassem nos ouvidos deles, ou até se recusassem sumariamente em aceitar imposições, eu acho que a situação mudaria em um prazo mais curto.

--
Márcio H. Parreiras @ Pedro Leopoldo - MG - Brazil

Não adianta ser radical assim.

os softwares da administração publica vieram pra facilitar a vida dos contribuintes, e sim pra dificultar a sonegação fiscal pois é errado sonegar, as pessoas devem pagar seus impostos em dia e parar de ficar reclamando que a administração publica não faz o projeto pra melhorar alguma coisa, como saude ou estradas por exemplo, de onde você acha que vem o dinheiro para ser investido nos setores que precisa?
dos impostos é claro.
Não eu não sou politico e nem parente ou funcionario publico!!
Eu sou apolitico, isso é, não me ligo na politica, não gosto de politica.

E acredito que a solução para a administração publica aderir ao software multiplataforma não seja um numero grande de usuarios reclamando nos ouvidos deles como você disse, mas sim que os usuarios em sua grande maioria assim como as comunidades opensources solicitem que seja providenciado uma versão dos softwares em multiplataforma,
as comunidades opensources devem mostrar sua força.

agora pergunto, quantos aqui da lista por exemplo fizeram isso? (isso é uma pergunta retorica)

E alias vou parar por aqui pois a discussão que era pra ser sobre sofware livre e a solução
melhor pra implementar já está virando discussão politica.