Re: servidor win + estações linux+programas win no server como?

2008/1/15 _Anubis_ <anubis@ckn.com.br>:
ola lista!

galera, preciso de um luz no fim do tunel! hehe!

eu tava aqui pensando se é possivel o seguinte, e se for como?
qual programa?

utilizar como servidor 1 win xp pro, e as estações debian linux ou ubuntu.
tá ate ai normal não é?

Com o XP não vai  funcionar, porque ele só permite um usuário logado de cada vez. Existem uns tutoriais que ensinam a trocar o arquivo termserv.dll e mexer nas configurações do sistema, e tem também um patch pronto em  http://sala.pri.ee/?page_id=11, mas estes recursos fazem o XP aceitar apenas até três usuários simultâneamente, e eu tive uns problemas com estas soluções, tipo travamentos na tela de login e perfis de usuário corrompidos, por isso não recomendo usar estes "hacks". Você vai ter que usar o Ruindows 2000 ou 2003 e instalar o Terminal Server ($$$).

a duvida em si é, se tem 99% dos programas que só existem pra windows, não
tem similar no linux, como faço pra usar os programas que estam instalados
no servidor sem usar virtualização, sem instalar os programas via wine,
deixar instalado apenas no servidor e executar direto de lá.

99% é exagero. Além do mais o maior problema é a falta de cultura dos usuários, que ficaram escravizados por aplicativos proprietários (pirateados, em sua grande maioria), que só rodam sobre o Ruindows (normalmente pirateado também). Todas as tarefas que usualmente são feitas em plataforma proprietária, e mais outras tantas, podem ser perfeitamente executadas por software aberto, usando aplicativos inclusive com qualidade técnica melhor. As mazelas são pontuais e geralmente relacionadas com hardwares e protocolos fechados.

a melhor opção seria o vnc ou de preferencia um programa opensource
pra abrir uma conexão remota? mas e a segurança?

O acesso ao Terminal Server é feito usando o pacote "rdesktop".

como bloquear alguns user's pra não usar a internet por exemplo.

Configure um gateway de Internet e filtre os acessos com o Squid e Iptables.

a gravação teria que ser em FAT32? ou já é seguro gravar em NTFS?

Se você quer dizer gravar NTFS em um sistema Linux, com o NTFS-3G é tranqüilo. Já na plataforma Micro$oft, NTFS sempre foi muito mais seguro e confiável que FAT.

--
Márcio H. Parreiras @ Pedro Leopoldo - MG - Brazil

Por favor evite enviar-me anexos Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) ou Word (.doc);
Veja http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt.html

Please avoid sending me Excel (.xls), PowerPoint (.ppt) or Word (.doc) attachments;

Experimente http://www.broffice.org

Try http://www.openoffice.org

"A caixa dizia: Requer MS Windows ou superior, então eu instalei Debian/GNU Linux!"
http://www.debian.org/index.pt.html

"The box said: Requires MS Windows or better, then I installed Debian/GNU Linux!"
http://www.debian.org/index.en.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

http://en.wikipedia.org/wiki/Linux

Codificação de caracteres / Character encoding: Unicode (UTF-8)
.