Re: Qual o futuro do Debian?

Antonio Olinto,

Em Sex, Novembro 14, 2008 00:06, Antonio Olinto escreveu:
> Sou biólogo / oceanógrafo mas sempre gostei de "fuçar" computadores.
> Meu
> primeiro foi o MSX Expert lá em 1987 (21 anos!!!)

Como você mesmo disse que não é da área, também não sou biólogo, mas você
pode dar aulas de biologia para nós e nós de arquitetura de software e de
plataforma de desenvolvimento de uma distro para você.

> Fedora, mas o Debian sempre foi o que eu gostava mais. Via a morosidade
> na atualização dos programas (Firefox, Open Office, Gimp, R Statistical
> Computing, etc.) como o maior problema. Foi exatamente este apelo que me
> levou para o Ubuntu.

Na cadeia de DNA do Ubuntu, há uma pequena presença de uma mutação
provocada e planejada da genética do Debian que gerou o Ubuntu.

Isto, no mundo de TI, é um fator importante para o Debian e para o Ubuntu
e, também, para o crescimento dos dois. Tem a mesma cadeia genétiva básica
.deb.

O Debian cresce com o Ubuntu pelo fato do backports da cadeia genética
.deb  e o Ubuntu já o fez utilizando o .deb.

Espero que o Ubuntu não comece a cobrar as mutações como pode ocorrer com
as pesquisas em DNA em sistemas biológicos e deixar os usuários reféns de
licenças e royaltis e que invialibize a cooperação.

> Aproveito para mandar um abraço para todos da lista. Sem o apoio desta
> lista eu não estaria hoje utilizando o Linux, obrigado!

Aqui você confirma a importância do contrato social da comunidade que
sustenta o Debian e que não é garantido no Ubuntu, ou seja, a comunidade
no Debian X a visão comercial do Ubuntu.

"Canonical, the commercial sponsor of Ubuntu, congratulates the Ubuntu
team for the successful release of Ubuntu 8.10. Learn more about the
latest release on the Ubuntu website." http://www.canonical.com/

Um abraço,

Gonzaga.