Re: Qual o futuro do Debian?

2008/11/13 Thiago Paixão <thiagopaixao@sougeek.net>:
> Olá pessoal!
>
> Gostaria da opinião de vocês:
>
> Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
> fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
> indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
> obrigado a indicar o Ubuntu.

O Projeto Debian é muito mais que uma distriubuição de sistemna
operacional livre: é um manancial sem tamanho de soluções e
conhecimento em TICs.

Quem quiser fazer como o pessoal do Ubuntu, assim como fizeram o
pessoal do Debian-BR, é só ir lá e pegar desse manancial a SUA solução
para desktop. Lançar uma ISO de Desktop, ou de servidor, ou de
qualquer outra cosia, NUNCA foi prioridade do projeto Debian. As ISOs
montadas são apenas um esqueleto, onde VOCÊ monta seu desktop, ou
servidor, do seu jeito. Isso já é realidade, pois basta ver o número
incontável de distribuições de nomes esquisitos instaladas nos mais
esquisitas máquinas que são baseadas no debian.

O que acontece é uma marola, de pessoas vaidosas que não tem
sentimento de coletividade e de comunidade. Tem gente que fica puto
porque o Ubuntu cresceu e faz um marketing danado em cima da
distribuição, ficou chique e famosa. Tem hacker que fica no google de
duas em duas horas procurando o nome dele ou de seus pacotes, e quando
acha alguém falando mal em uma lista ou blogue falta morrer de ódio,
como se quisesse ser unanimidade.

O dia que essas vaidades acabarem, não haverá mais discussão.

PS: O projeto Debian nunca vai acabar, pois sempre haverá, em qualquer
canto do mundo, um jovem idealista entusiasmado por aprender e
compartilhar o que aprendeu. Isso só é dificil de acontecer no Brasil,
pois aqui quem quer compartilhar acaba por não conseguir fazê-lo por
ter de cumprir jornada quadrupla de trabalho, diferente dos paises de
primeiro mundo onde, pelo menos, as necessidades básicas de qualquer
cidadão são garantidas.