Re: configurar uma placa de rede Realtek 8139d

Meu caro Pj

Kernel é independente de distribuição.
Você só precisa ter os pacote pra compilar (libncurses é de lei)
Kernel  sobe antes , foi o que o Linus com o grupo de amigos desenvolveram na decada de 90  tanto que o Stallman já tinha desenvolvido as ferramentas gnu e faltava o Kernel, tanto que ainda existe a idéia de um kernel da Free Software Foundation
http://www.gnu.org/software/hurd/hurd.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_Hurd

E como disse pode ter certeza que é quente essa dica pois eu estou usando essa bendita placa
E voce confirmou  pelo comando
lscpi
se apareceu algo assim ?
Ethernet controller: Hangzhou Silan Microelectronics Co., Ltd. Unknown device 2031 (rev 01)
E olha que sou da época que nao tinha esse artigo em português e tive que ficar caçando no google e achei um em Francês, (nota não falo frances) mas no fim deu tudo certo.
Se a maquina é um pouco antiga, eu diria pra você compilar o kernel em uma maquina mais nova e depois copiar para ela, pois vai demorar conforme o desempenho do pc.
Qualquer dúvida cole o erro aqui na lista.

Abraços