Anomalias com e-mail (Postfix + Gmail).

Prezados listeiros, gostaria que consultar-lhes a respeito de um
probleminha um tanto ou quanto curioso.

A situação é a seguinte, 2 usuários da minha rede (usuario1 e usuario2) mandam e-mails para um outro usuario (usuario3) que tem conta num domínio externo; trata-se apenas de e-mails relacionados com trabalho. Então, os 2 usuários locais usam contas do gmail para fazer o envio e configuram um "reply-to" usando a conta local. Dá para entender?!

Acontece que o usuario3 (o destinatário em questão) entrou em contato comigo para me dizer que recebeu uma "chuva" de e-mails enviados pelos usuários usuario1 e usuario2. Ou seja, cada um destes usuários enviou um e-mail diferente, mas no outro lado, chegaram várias cópias de cada um deste e-mails.

Essa situação me deixou um pouco sem jeito e estou tentando resolver este problem. Já estive revisando os logs do Postfix (o smtp local é Postfix 2.3.8 rodando num Etch) e não há registros de que estes e-mails tenham sido enviados usando o servidor local. E está bem que seja assim porque os usuários usuario1 e usuario2 mandaram os tais e-mails usando a própria página do Gmail.

O destinatário (usuario3) me mandou os cabeçalhos dos 2 e-mails que foram enviados (e que chegaram aos montes) e a comunicação registrada já começa com uma linha indicando que o e-mail que ele recebeu foi enviado pelo gmail.

Os computadores que usam os 2 usuários locais já foram verificados e não têm nem virus, nem programas maliciosos e menos ainda tráfego extranho (por exemplo, comunicação com algum smtp externo).

Pois bem, estou meio encucado com esse acontecimento. O que devo comentar-lhes também é que no dia em que o destinatário recebeu a "avalanche" de e-mails, a rede local estava com problemas (uma UPS queimou e nosso router foi pro brexo, ou seja, totalmente isolados do mundo).

Enfim... sugestões?!

Até.
--
Miguel Da Silva