OT configuração de roteador D-Link 524

Olá a todos, desculpem-me esta mensagem "off topic", mas agradeço qualquer dica.

Comprei para meu laboratório, que tem 5 computadores rodando Debian, Ubuntu e/ou
Windows XP, um roteador wireless D-Link 524. Estou em um grupo de trabalho que
inclui computadores de outros laboratórios, todos com Windows.

Eu utilizava um switch Encore no laboratório e, através dele, conseguia ver os
computadores, compartilhar arquivos e impressoras via Samba. No entanto, quando
eu o substituí pelo d-link passei apenas a enxergar na rede os computadores
conectados nele e não mais os do grupo de trabalho. Este problema ocorre em
Linux e Windows. O acesso à internet está OK.

Minha pergunta é: alguém sabe se é possível e se há alguma configuração
específica que me permita ver os outros computadores do grupo de trabalho?

Mais uma vez peço desculpas pelo OT.

Uma boa semana para todos.

Antônio

--