Wine e o Cursor transparente

Olá!

Instalei o Wine afim de rodar "Cossacks - The Art of War", dentre
outros programas.

Bom, acontece que após algum trabalho pra rodar o programa (que
resolvi usando o x-wine) e pra fazer reconhecer o cdrom (que resolvi
permutando os links d: e d:: entre si) agora o novo problema: Após o
jogo abrir, movo o mouse e não consigo ver o cursor (não é animado),
some e apenas aparece nas bordas da tela. Já tentei diversas
combinações de configurações, full screen, janela, com e sem
aceleração de hardware...

Imagino que seja alguma coisa com o directx, uso o directx 9 (instalei
com winetricks). Minhas googladas por ai me levaram ao patch do cursor
[1], mas este é só i386, pra minha tristeza, uso Kubuntu Hardy pra
amd64.

Como eu converteria esse pacote .deb de i386 pra amd64, se é que tem
como fazer isso? Alguma idéia, por favor?

[1] - http://oliverdeisenroth.de/index.php?option=com_remository&Itemid=85&func=showdown&id=36

--
Rodolfo Sebastião Estupiñán Allan
Departamento de Matemática