Re: Galera, bloquear acesso das maquinas no servidor

2008/7/18 gunix <gustavo.grupos@gmail.com>:
> Na verdade eu quero forçar. e dizer que o mac XXXX tem que ter
> obrigatoriamente o IP YYYYY.
> Usando o ARP eu digo o seguinte:
>
> MAC                      IP
> 00:11:3e:dd:ff:44     1.1.1.1
> 11:22:11:f4:dd:67    1.2.1.1
>
> OU seja, rodo um scipt que faz a checagem. Se o ip nao for cadastrado ele
> preenche o ip com MAC 00:00:00:00:00:00
> Sendo assim se o cara da estacao tentar mudar o IP dele ele nao vai ter
> acesso ao server nem para pingar. Sua conecao vai ser rejeitada.
>
> Se os MAC estiverem liverados ai sim ele vai ter acesso aos serviços d
> [...]

Hum... Considerando que a tua policy para o INPUT seja DROP.

Porque você não inclui regras do tipo abaixo logo no início:

-A INPUT -m mac --mac-source 00:11:11:22:33:44 -s ! 192.168.0.xxx -j DROP

Assim, a primeira coisa que você faz nas tuas regras é bloquear tudo
que vem de certo MAC (considerando que este não muda) com o IP
diferente daquele que você espera.
Daí, se vier com o IP certo, essa regra não vai bater, permitindo que
as seguintes (tuas restrições quaisquer) sejam aplicadas.

Daí você pode incluir os conjuntos MAC/IP num arquivo texto, e inserir
as regras dinamicamente com um laço for.

( Note que, na maioria das vezes, regras de DROP pra chains com policy
DROP não fazem sentido, mas nesse caso sim, porque você está forçando
a parada do processamento das regras, pra não ter que fazer essa
verificação em cada uma das regras seguintes. )

Ajudou ?