Impressões sobre o Debian - Iniciante

Boa tarde, amigos Debianos....

A pouco tempo assumi o Setor de Gestão de Informática da Empresa onde trabalho. E lá trabalhamos com linux. A consultoria de linux é terceirizada e sempre perguntei ao consultor porque ele não usava o debian. Ele sempre me enrolava e dizia algumas coisas. Tipo o Debian é mais dificil de configurar, o debian não tem ferramentas especificas para Segurança de Servidores.. enfim o Debian ainda não está pronto para o tipo de tarefa que usamos na empresa, que é servidores de produção.. Então eu resolvi aprender um pouco de linux e tentar montar um servidor debian um tanto quanto seguro e produtivo quanto ao Servidor SUSE que é a distro que usamos. De cara ja encontrei algumas dificuldades, tipo onde encontrar uma ferramenta tão completa quanto o Yast para configurar os parametros nescéssarios. 2 - Tive problema com o teclado, O Debian não consegui reconhecerr o corretamente o layout de teclado, coisa que o Suse, Ubuntu, fedora, Kurumim, fazem sem perca de tempo. 3 - Usamos um aplicativo que roda em modo texto, o Debian não consegui imprimi-los na tela corretamente, onde é c aparece $, onde é um -, aparece &, aí eu fiquei pensando, eu sei que vão aparecer alguns dizendo que é só rodar o locales e escolher outro português!!!! Eu digo que não, porque já fiz isso e não resolveu, ai eu pergunto! Porque o Debian ainda é tão ...... digamos..... dificil? tudo tem que ser feito na unha? Aí faço outra pergunta aos caros amigos, Se formos analisar: tempo x custo x beneficio, usar o Debian vale pena! Ter que treinar um profissional para aprender as particularidades do Debian, tipo configurar um teclado, ou até mesmo o português que será usado, se é pt_BR-UTF-8 ou outro português.. Infelizmente de início estou usando Ubuntu em modo, texto por ser tão enxuto quanto ao Debian e por não ter que perder tempo em configurar teclado ou o português, agora estou tentando suprir a falta do Yast, tentando configurar todos os parâmetros na unha! Espero não me arrepender!

Um abraços a todos,
Fábio