[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Impressões sobre o Debian - Iniciante



Fábio de Sousa escreveu:
Boa tarde, amigos Debianos....

A pouco tempo assumi o Setor de Gestão de Informática da Empresa onde trabalho. E lá trabalhamos com linux. A consultoria de linux é terceirizada e sempre perguntei ao consultor porque ele não usava o debian. Ele sempre me enrolava e dizia algumas coisas. Tipo o Debian é mais dificil de configurar, o debian não tem ferramentas especificas para Segurança de Servidores.. enfim o Debian ainda não está pronto para o tipo de tarefa que usamos na empresa, que é servidores de produção.. Então eu resolvi aprender um pouco de linux e tentar montar um servidor debian um tanto quanto seguro e produtivo quanto ao Servidor SUSE que é a distro que usamos.

Bom, reconheço que Debian não é a distribuição do meu coração, entretanto os motivos que ele deu foi "papo de vendedor". No trabalho temos Debian em servidores em produção há um bom tempo e tudo está funcionando muito bem.

Além do mais, quem faz as ferramentas de segurança não é o pessoal do Suse. É por isso que 99,9% dos softwares para Linux está disponível em qualquer distribuição "grande" (Debian, RedHat, Suse, Gentoo, Slackware, Fedora, etc, etc.).

De cara ja encontrei algumas dificuldades, tipo onde encontrar uma ferramenta tão completa quanto o Yast para configurar os parametros nescéssarios. 2 - Tive problema com o teclado, O Debian não consegui reconhecerr o corretamente o layout de teclado, coisa que o Suse, Ubuntu, fedora, Kurumim, fazem sem perca de tempo. 3 - Usamos um aplicativo que roda em modo texto, o Debian não consegui imprimi-los na tela corretamente, onde é c aparece $, onde é um -, aparece &, aí eu fiquei pensando, eu sei que vão aparecer alguns dizendo que é só rodar o locales e escolher outro português!!!! Eu digo que não, porque já fiz isso e não resolveu, ai eu pergunto! Porque o Debian ainda é tão ...... digamos..... dificil? tudo tem que ser feito na unha? Aí faço outra pergunta aos caros amigos, Se formos analisar: tempo x custo x beneficio, usar o Debian vale pena! Ter que treinar um profissional para aprender as particularidades do Debian, tipo configurar um teclado, ou até mesmo o português que será usado, se é pt_BR-UTF-8 ou outro português.. Infelizmente de início estou usando Ubuntu em modo, texto por ser tão enxuto quanto ao Debian e por não ter que perder tempo em configurar teclado ou o português, agora estou tentando suprir a falta do Yast, tentando configurar todos os parâmetros na unha! Espero não me arrepender!

Um abraços a todos,
Fábio

Quanto a estas dificuldades, minha recomendação é procurar ler o manual do Debian. Ele é bem completo e você não vai ter tanta dificuldade assim. Não é tão complicado assim não, sempre há algumas diferenças entre distribuições (maneira de configurar, ferramentas para configuração, etc), mas para aprender tudo isso é apenas questão de tempo.

É como dizia um chefe meu, Linux é Linux.

Então boa sorte.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Sistemas
Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


Reply to: