Re: Impressões sobre o Debian - Iniciante

> Boa tarde, amigos Debianos....
>
> A pouco tempo assumi o Setor de Gestão de Informática da Empresa onde
> trabalho. E lá trabalhamos com linux. A consultoria de linux é
> terceirizada
> e sempre perguntei ao consultor porque ele não usava o debian. Ele sempre
> me
> enrolava e dizia algumas coisas. Tipo o Debian é mais dificil de
> configurar,
> o debian não tem ferramentas especificas para Segurança de Servidores..
> enfim o Debian ainda não está pronto para o tipo de tarefa que usamos na
> [...]

Olá,

        Sou um debutante em Linux, começado com Debian e o saudoso
Conectiva. Sempre as levei em paralelo e esperimentando as outras
distros, e sempre dando preferência para a Conectiva por ser uma
distro muito bem feita e nacional. Gostava muito principalmente
pelo fato das ferramentas de configuração mostrarem quais arquivos
seriam afetados e suas alterações, as quais depois testava no
Debian, que adorava pela falta de ferramentas de configuração e
exigência de profundo conhecimento (ou ser mais amigo do man do
que qualquer outra coisa - rsrs). Depois dava uma espiadinha nas
outras distros para ver o que mudava e, sinceramente, Linux é
Linux, o que muda são as ferramentas em cada distro.
        Dessa forma, posso dizer que tenho profundos conhecimentos em
Linux e saudades do ferramental da Conectiva, a qual "se perdeu"
com sua venda. As distros comerciais e as voltadas para usuário
final tendem a ocultar cada vez mais o que acontece nos bastidores
e formar pessoas incapazes de usarem outra distro, vide Windows,
que o próprio quando muda para de versão deixa "todos" perdidos.
        Debian então segue a filosofia de manter o usuário capaz de
configurar tudo, flexibilidade ao máximo. Assim, quando um usuário
sai do Debian para outra distro, num console, ele está
praticamente em casa. Isso já não acontece com quem usa uma
ferramenta de configuração específica e não se tem em outras
distros ou até mesmo incompatível.
        Meu conselho, se é que posso dar, é sempre que usar uma ferramenta
para configuração, veja quais alterações ela realizou, como era
antes, como ficou depois e o efeito disso, aí sim vai aprender
legal. Reconheço então que enfiar a cara em Gentoo, Debian e/ou
Slack vai exigir muita leitura, tempo e aprendizado com
"tentativas e erros".
        Quanto ao teclado, ele não é reconhecido na instalação,
simplesmente é sugerido de acordo com a língua escolhida e
possibilita mudar em qualquer instalação, portanto deve ter feito
algo errado na instalação do Debian. Já quando aos caracteres
estranhos no terminal, vai ter que procurar sobre locale,
codificação e tipos de terminais, mas veja que depois de aprender
isso, sempre vai saber sair dessa em qualquer distro e sem
depender de ferramentas de configuração.
        Bons estudos!

[]'s
           Junior Polegato