Re: Res: SUDO com senha de administrador, tem como?

Saul Lima escreveu:
Bom, lá vamos nós de novo
Retirei o all e coloquei o nome do meu usuário ficando assim:
[...]
saul    ALL=(saul) PASSWD: ALL
Para testar eu dei um:
saul@sofiazinha:~$ sudo nano
Sorry, user saul is not allowed to execute '/usr/bin/nano' as root on sofiazinha.
mas, estranhamente:
saul@sofiazinha:~$ sudo -u saul  nano
Funcionou, abrindo o nano sem pedir senha...
To fazendo alguma besteira, e não sei o que é..

Olá,

Cara, você quer rodar o nano como root e não como saul, então entre parenteses deveria ter root e não saul, sacou? Vou ser mais direto:

saul    ALL=(saul) PASSWD: ALL
|       |     |     |      \---> aplicativo/comando, no caso todos
|       |     |     \----------> se pede senha ou não, no caso pede

Assim, "saul" executa "sudo" de qualquer máquina, local ou remota, mas tem que usar "-u saul", vai pedir a senha, e pode executar qualquer comando. Entendeu?

No caso em que quer executar qualquer comando como "root", deveria colocar entre parenteses "root" ou nem colocar os parenteses e o usuário, visto que quando omitido admiti-se que seja "root". "PASSWD:" também pode ser omitido, pois por padrão pede a senha, assim ficaria:

saul    ALL=ALL

      Deu certo agora?

[]'s

           Junior Polegato