Re: SUDO com senha de administrador, tem como?

Em Ter, 2008-04-08 às 15:45 -0300, Saul Lima escreveu:
> Uma das coisas que mais estranheir quando migrei para o debian uns
> tempos atrás é o fato de o sudo ser desabilitado. Até já me acostumei
> a não usá-lo, mas agora me deu uam dúvida. No gnome e no kde o kdesu e
> o gksudo solicitam a senha de administrador quando se tenta abrir
> aplicativos que requerem privilégio administrativo. Existe alguma
> forma de deixar o sudo habilitado, só que solicitando a senha de root
> como acontece com o kdesu e o gksu?
> Lembrando que a intenção é que le peça a senha de root e não a senha
> de usuário como acontece no Ubuntu....

Pelo menos no caso do gksu, esse comportamento é controlado pela chave
do gconf /apps/gksu/sudo-mode. Se ela está ativada, ele pede a sua senha
se está desativada pede a senha do root.

Então, você pode sim ativar o sudo (suponho que você queira dizer
instalar o sudo e listar seu usuário no /etc/sudoers) e ainda manter o
gksu pedindo a senha de root.

--
Goedson Teixeira Paixao          http://mundolivre.wordpress.com/
Debian Project                   http://www.debian.org/